Uma escola com pés de barro: a militarização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.56321

Palavras-chave:

Educação dos militares, Escolas militares, PECIM, Militarização

Resumo

Há uma extensa confusão entre a educação dos militares, as escolas de ensino médio do sistema de ensino militar, as escolas militarizadas ligadas aos sistemas de segurança pública estaduais, e o programa de escolas cívicos militares (PECIM) proposto e implementado pelo governo Jair Bolsonaro. Neste artigo, pretende-se oferecer um diagnóstico básico de cada uma das quatro modalidades, esclarecendo as suas similaridades e divergências, normativas e conjunturais. Entende-se que, cada uma a sua maneira, as quatro modalidades contribuem para a militarização do Estado e da sociedade brasileiras, para o controle sobre a classe trabalhadora, assim como para o fortalecimento da tutela militar sobre as instituições políticas no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Penido, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pós-doutoranda no IFCH da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com bolsa Fapesp. Pesquisadora do GEDES (Unicamp) e do Instituto Tricontinental. Autora do livro Como se faz um general? (Ed. Unesp, no prelo) e Ninguém Regula a América (Ed. Expressão Popular, 2021). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1510929597332013. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0110-4840. E-mail: anapenido@gmail.com.

Pollyana Labre Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) com bolsa Capes. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx) e do Grupo de Trabalho e Orientação (GTO). Pesquisadora do Observatório de Defesa e Soberania da Tricontinental. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9291035853327342. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-4390-7185. E-mail: pollyanalabre@gmail.com.

Suzeley Kalil, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Livre-Docente em Ciência Política. Professora da graduação em Relações Internacionais (FCHS-
Unesp), do Programa de Pós-Graduação Interinstitucional (Unesp-Unicamp-PUCSP) em Relações
Internacionais ‘San Tiago Dantas’, e pesquisadora (Pq-2) do CNPq. Entre suas publicações destaca-se a
co-organização, com E. Mei e C. C. Silveira, de De Cuba à Patagônia: a educação militar no novo milênio
(Ed. Unesp,2021). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4199391566417502. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0354-9675. E-mail: suzeley.kama@gmail.com.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Penido, A., Labre Andrade, P., & Kalil, S. (2024). Uma escola com pés de barro: a militarização da educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 420–441. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.56321