A pesquisa teórica a partir do método materialista histórico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.56130

Palavras-chave:

Método Materialista Histórico-Dialético, Pesquisa Teórica, Filosofia da Ciência

Resumo

Este artigo se propõe a oferecer algumas reflexões acerca da pesquisa teórica com base no método materialista histórico-dialético. Para tanto, nos aprofundamos nos fundamentos filosóficos que sustentam este método a fim de identificarmos princípios orientadores para a realização deste tipo de investigação científica. A partir deste objetivo, defendemos a unidade entre teoria e prática, a contextualização histórica da produção teórica, da atividade do pesquisador diante de seu objeto de pesquisa, dentre outros princípios que caracterizam tanto o método materialista histórico-dialético, quanto sua expressão na realização de um estudo teórico.

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Biografia do Autor

Andre Perussi Salina, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) - campus Bauru

Mestre em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento (Unesp - Bauru). Pesquisador do Tecer - Coletivo de estudos e pesquisas sobre Psicologia Escolar e Atividade Pedagógica (UNESP - Bauru). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4979568692951523. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6849-3660. E-mail: andre.perussi.s@gmail.com.

Flavia da Silva Ferreira Asbahr, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Bauru

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora assistente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/Bauru). Líder do TECER - Coletivo de estudos e pesquisas sobre psicologia escolar e atividade pedagógica (UNESP/Bauru): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/631826. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0992862282815480. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7338-0003. E-mail: flavia.asbahr@unesp.br.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Salina, A. P., & Asbahr, F. da S. F. (2024). A pesquisa teórica a partir do método materialista histórico-dialético. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 688–706. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.56130