A organização do trabalho didático sob a ótica de Paschoal Lemme: o ensino técnico-profissional na obra A educação na URSS - 1953
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.54311Palavras-chave:
Organização do trabalho didático, Paschoal Lemme, Intelectuais, Ensino técnico-profissional, Educação soviéticaResumo
Este artigo analisa o pensamento do educador Paschoal Lemme (1904-1997) acerca da organização do trabalho didático no ensino técnico-profissional, exposto em sua obra A Educação na URSS – 1953. A fundamentação teórica consiste na Ciência da História. Para Lemme havia uma diferença abissal entre o ensino profissional soviético e o brasileiro. O ensino profissionalizante no Brasil era abstrato e dualista. Lemme demonstrou o investimento material e humano na educação soviética como um todo e expôs a contribuição para a educação universal. Defendeu que a ciência e a técnica fossem utilizadas no ensino para libertação humana.
Downloads
Referências
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas, SP: Autores Associados. 2006.
ALVES, G. L. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados. 2005.
ALVES, G. L. História da Educação: a produção teórica sobre o trabalho didático. In: BRITO S.H.A. de, et.al. (orgs) A organização do trabalho didático na História da Educação. Campinas- SP: Autores Associados, 2010.
ARBIX, G. Notas sobre a taylorização soviética do trabalho. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, PR. n.8, 1997.
AZEVEDO, F. Correspondência. Memórias de um educador: estudos de Educação, destaque da correspondência. Brasília: Inep. 2004 c.
BAUER, C; BUFFA, E. A obra de Makarenko na visão brasileira. In: Filonov, G. N.; BAUER, Carlos; BUFFA, Ester (orgs.) Anton Makarenko. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BITTAR, M.; FERREIRA JR. A. A educação soviética. São Carlos: EDUFSCAR, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em 15/06/2019.
CENTENO, C.V. A crítica de Paschoal Lemme aos instrumentos didáticos da escola pública brasileira, século XX. Anais do XI COLUBHE, Porto, Portugal.2016.
CENTENO, C. V. Paschoal Lemme e o combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960). Campinas – SP. Revista HISTEDBR On-line. 2017a.
CENTENO, C. V. A experiência de Paschoal Lemme na organização do trabalho didático da Educação de jovens e adultos (1934-1936). In: IV EHECO, 2017, Campo Grande. IV EHECO Encontro de História da Educação do Centro-oeste, 2017b. v. 01. p. 1-16.
COMENIUS, I. A. Didáctica magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1976.
COSTA, M. C. C. Em defesa da modernidade na educação: os liberais e a esquerda nos manifestos de 1932 e 1959. Campinas – SP: 2017. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação.
FAVRETTO, J; SCALABRIN, I. S. Educação Profissional no Brasil: marcos da trajetória. Curitiba-PR. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Educere: XII Congresso Nacional de Educação. 2015.
FILONOV, G. N. Ensaio. In: FILONOV, G. N.; BAUER, Carlos; BUFFA, Ester (orgs.) Anton Makarenko. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
FREITAS, L.C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In. PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-Comuna. Trad. Luiz Carlos Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular. 2013.
FREITAS, L.C. Prefácio. In. KRUPSKAYA, N. K.; FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. (Orgs). A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. Trad. Luiz Carlos Freitas e Natalya Pavlova. São Paulo: Expressão Popular. 2017a.
FREITAS, L.C. ‘Todo o projeto educativo da revolução está ligado à construção do socialismo’. [entrevista concedida a] Cátia Guimarães. EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro. 2017b. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/comment/reply/7013. Acesso em: 11/05/2021.
GONÇALVES, L. S. História da Educação Soviética: a transição como processo de aprendizagem. Campinas-SP. Tese (doutorado): Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação. 2020.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
GRAMSCI, A. Homens ou máquinas?: escritos de 1916 a 1920. Seleção de textos, artigos e apresentação de Giani Fresu. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Rita Coitinho. São Paulo: Boitempo, 2021.
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista: escritos selecionados. FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. (Orgs). Trad. Natalya Pavlova e Luiz Carlos Freitas. São Paulo. Expressão Popular. 2017.
LEMME, P. A educação na URSS – 1953. Rio de Janeiro. Editorial Vitória. 1955.
LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação e Perfis de Educadores. Brasília: Inep. 2004 a.
LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação, Participação em Conferências e Congressos. Documentos. Brasília: Inep. 2004 b.
LEMME, P. Memórias de um educador: Estudos de Educação, destaque da correspondência. Brasília: Inep. 2004 c.
MACHADO, L.R.S. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Autores Associados.
MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital. Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã: (I – Feuerbach). São Paulo: HUCITEC. 1986.
MÜLLER, M.T. A educação profissionalizante no Brasil – das corporações de ofícios à criação do SENAI. Marília. UNESP: Estudos do Trabalho. 2009a. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/8RevistaRET5.pdf. Acesso em 11.05.2021.
MÜLLER, M.T. O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil. Histedbr-online. Campinas. 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art12_40.pdf. Acesso em 11/05/2021.
MÜLLER, M.T. A lousa e o torno: a escola SENAI Roberto Mange de Campinas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2009b.
OLIVEIRA, J.O.G. O desenvolvimento econômico no período de 1930 a 1945 contribuições e deficiências do Governo Vargas. Florianópolis. 2013. Monografia – Universidade Federal de Santa Catarina.
PAVÃO, R. M. Educação revolucionária: pedagogia que fracassou? Dissertação (Metrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-graduação em Educação – Curso de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS. 2009.
PISTRAK, M. M. A escola do Trabalho do período de transição. In. PISTRAK, M.M. (Org.). A escola-Comuna. Trad. Luiz Carlos Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular. 2013.
PRADO JUNIOR. C. URSS, um novo mundo e o mundo do socialismo. São Paulo: Boitempo, 2023
RIBEIRO, I. A. O integralismo no sertão de São Paulo: um “fascio de itelectuais”. Franca-SP: 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.
RODRIGUES, José. Educação politécnica. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz,: Rio de Janeiro- RJ, 2009 Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html. Acesso em:30/01/2022
ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1986.
SAVIANI, N. Concepção Socialista de Educação: a contribuição de Nadedja Krupskaya. Campinas-SP: Revista HISTEDBR On-line. 2011. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/41e/art03_41e.pdf. Acesso em:11/05/2021.
SILVA, C. M. S.; DYNNIKOV, V. I. Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960. Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação: v. 19 n. 56. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).