Proposta de utilização do livro "De que morre o nosso povo?" no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.53762

Palavras-chave:

Conceito biologicista de saúde, Conceito holístico de saúde, Conceito social de saúde, Base Nacional Comum Curricular, Cadernos do Povo Brasileiro

Resumo

É feito um resgate histórico do livro De que morre o nosso povo? de Aguinaldo Nepomuceno Marques com vistas a sua utilização como recurso didático. Para tanto, parte-se de uma revisão histórica dos conceitos biologicista, holístico e social de saúde. A partir daí, é buscado como estes conceitos estão presentes na BNCC para, então, apreciar como eles são discutidos no livro de Marques. Advoga-se que De que morre o nosso povo? apresenta uma problematização dos conceitos de saúde que pode ser útil na sua discussão crítica em sala de aula, uma vez que trata a saúde articulada a estrutura econômica capitalista da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luca Ribeiro Mendes Nicola, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no Programa de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF. Bacharel em Ciências Biológicas (UFF). Licenciando em Ciências Biológicas na UFF. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5813444045698982. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3021-6553. E-mail: luca.nicola2233@gmail.com.

Edson Pereira Silva, Universidade Federal Fluminense/Professor

Pós-doutor em Genética Molecular pela University of Swansea. Professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Grupo de pesquisa: Laboratório de Genética Marinha e Evolução (LGME-UFF). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5117796485284748. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3210-1127. E-mail: edsonpereirasilva@id.uff.br.

Referências

ALBUQUERQUE, G. S. C. & SILVA, M. J. S. Sobre a saúde, os determinantes da saúde e a determinação social da saúde. Sáude em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 103, p. 953-965, 2014.

ANTONACCI, A. Comunicação, educação e consumo: o processo de recepção do livro paradidático “Você precisa de quê?” por estudantes do Ensino Fundamental II. 2021. Orientador: João Luís Anzanello Carrascoza. 208 folhas. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2021.

BATISTA, E. S. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de biologia. 2018. Orientador: Marcelo Adelino da Silva Dias. 196 folhas. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de ciências e matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

BERCHE, P. Louis Pasteur, from crystals of life to vacination. Clinical Microbiology and Infection, Filadélfia, v. 18, n. suppl. 5, p. 1-6, 2012.

BIRN, A. Philanthrocapitalism, past and present: the Rockefeller Foundation, the Gates Foundation, and the setting(s) of the international/global health agenda. Hypothesis, Chicago, v. 12, n. 1, p. 1-27, 2014.

BIRN, A.; PILAY, Y. & HOLTZ, T. Textbook of Global Health. Londres: Oxford University Press, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 novembro 21.

BRASIL. Ministério da Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST): o que são, quais são e como prevenir. 2021. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist>. Acesso em: 12 julho 2021.

BROWN, T. M. & BIRN, A. The making of health internationalists. In: BROWN, T. M. & BIRN, A. (Orgs.). Comrades in Health: U.S. Health Internationalists. Nova York: Rutgers University Press, 2013.

BURCHARD, C. P.; SOARES, R. G.; VARGAS, V. C.; ILHA, P. V. & RUPPENTHAL, R. Análise da temática saúde na Base Nacional Comum Curricular. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. 1-14, 2020.

BUSS, P. M. & FILHO, A. P. A saúde e seus determinantes sociais. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.

CAMPELLO, B. & SILVA, E. Subsídios para esclarecimento do conceito de livro didático. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 64-80, 2018.

CARTA DE OTTAWA. Primeira Conferência Internacional Sobre Promoção de Saúde. Realizada em Ottawa, Canadá, 1986. Disponível em: <http://bvsms.saúde.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf>. Acesso em: 10 dezembro 2020.

CHARLES, J. Origins, history, and achievements of the World Health Organization. British Medical Journal, Londres, v. 2, p. 293-296, 1968.

COSTA, A. B. S. & SILVA, E. P. Níquel Náusea vai à escola: usos dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 27-38, 2014.

COSTA, E. V. (Org.). Revoluções do Século XX (Coleção). São Paulo: UNESP, 2003.

CUETO, M.; BROWN, T. M. & FEE, E. The World Health Organization: a history. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

DAVIES, N. God’s Playground: A history of Poland (vol. 2, 1795 to the present). Nova York: Columbia University Press, 1982.

DE MAIO, F. From Engels and Virchow to Wilkinson: an analysis of research on health inequalities. Radical Statistics, Edimburgo, v. 101, p. 3-9, 2010.

DUARTE, S. Por que Existem Analfabetos no Brasil? Cadernos do Povo Brasileiro, v. 18. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.

FRANÇA, V. H.; MARGONARI, C. & SCHALL, V. T. Análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009). Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 625-644, 2011.

FREITAS, E. & MARTINS, I. Concepções de saúde no livro didático de ciências. Ensaio: Pesquisa e Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 235-256, 2008.

GUERRA, L. Emergência do “Terceiro Mundo” e a questão da desigualdade nas relações internacionais. Revista Conjuntura Global, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 46-62, 2019.

HAVERKAMP, B.; BOVENKERK, B. & VERWEJI, M. F. A practice-oriented review of health concepts. Journal of Medicine and Philosophy, Oxford, v. 43, n. 4, p. 381-401, 2018.

JENKINS, C.; LOMAZZI, M.; YEATMAN, H. & BORISCH, B. Global public health: a review and discussion of the concepts, principles and roles of global public health in today's society. Global Policy, Durham, v. 7, n. 3, p. 332-339, 2016.

KIRINUS, G.; FONSECA, V.; SIMON, N. & PASSOS, C. Uma proposta multidisciplinar para o ensino de funções orgânicas a partir do livro de divulgação científica “Os Botões de Napoleão”. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, São Mateus, n. 5, v. 1, p. 371-385, 2020.

LEVINS, R. 2000. Is capitalism a disease? Monthly Review, v. 52, n. 4. Disponível em: <https://monthlyreview.org/2000/09/01/is-capitalism-a-disease/>. Acesso em: 20 novembro 2021.

LEYS, C. Health, health care and capitalism. Socialist Register, Londres, v. 46, p. 1-28, 2010.

LOVATTO, A. Maria Augusta Tibiriçá Miranda e Helga Hoffmann: presença feminina nos Cadernos do Povo Brasileiro nos anos 1960. Mediações: Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 2, p. 178-197, 2009.

LOVATTO, A. Os Cadernos do Povo Brasileiro e o debate nacionalista nos anos 1960: um projeto de revolução brasileira. Orientador: Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida. 2010. 386 folhas. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

LÖWY, M. A reading of Walter Benjamin’s ‘Theses on the “concept of history”’. In: LÖWY, M. (Org.). Fire alarm: Reading Walter Benjamin’s ‘On the concept of history’. Londres: Verso, 2005.

LUCA, A. & SANTOS, S. Textos de divulgação científica: um recurso pedagógico com potencial interdisciplinar e investigativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal, p. 1-7.

MAEYAMA, M. A. & CUTOLO, L. R. A. As concepções de saúde e suas ações consequentes. Arquivos Catarinenses de Medicina, Florianópolis, v. 39, n. 1, p. 89-96, 2010.

MARKEL, H. Worldly approaches to global health: 1851 to the present. Public Health, Londres, v. 128, p. 124-128, 2013.

MARQUES, A. N. De que morre o nosso povo?. Cadernos do Povo Brasileiro, v. 16. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1963.

MARQUES, Maria C. C.; IANNI, A. M . Z.; MENDES, A. & MANTOVANI, R. A importância da perspectiva histórica para o pensamento social em saúde: a contribuição de Madel Luz e Emerson Merhy. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 353-369, 2018.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G. & ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 95-111, 2004.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; CARVALHO, G. S. & EL-HANI, C. N. Abordagens da saúde em livros didáticos brasileiros do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XI., 2017, Florianópolis, p. 1-10.

MCPHAIL-BELL, K.; FREDERICKS, B. & BROUGH, M. Beyond the accolades: a postcolonial critique of the foundations of the Ottawa Charter. Global Health Promotion, Val-de-Marne, v. 20, n. 2, p. 22-29, 2013.

NAVARRO, V. A critique of the ideological and political position of the Brandt Report and the Alma Ata Declaration. International Journal of Health Services, Thousand Oaks, v. 14, n. 2, p. 159-172, 1984.

NAVARRO, V. The consequences of neoliberalism in the current pandemic. International Journal of Health Services, Thousand Oaks, v. 50, n. 3, p. 271-275, 2020.

NAVARRO, V; SHI, L. The political context of social inequalities and health. International Journal of Health Services, Thousand Oaks, v. 31, n. 1, p. 1-21, 2001.

NETTO, J. P. A. S.; AUSTRILINO, L. Uso de filmes como recurso didático na área da saúde. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 5., 2016, Porto. Atas CIAIQ 2016, v.1, p. 1209-1214.

NICOLA, L. R. M. & SILVA, E. P. Cadernos do Povo Brasileiro: popularização e engajamento da ciência no Brasil pré-1964. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 14, n. 1, 2022.

ORTIZ-OSPINA, E.; ROSER, M. Our world in data: global health. 2016. Disponível em: <https://ourworldindata.org/health-meta>. Acesso em: 15 abril 2021.

PEREIRA, O. Quem faz as leis no Brasil? Cadernos do Povo Brasileiro, v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.

PRADO, C. C., JUNIOR, C. E. S. & PIRES, M. L. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-12, 2017.

RATNER, C. The generalized pathology of our era: comparing the biomedical explanation, the cultural-political explanation, and a liberal-humanistic-postmodernist perspective. International Critical Thought, Londres, v. 7, n. 1, p. 72-92, 2017.

RF. The Rockefeller Foundation. About Us. 2021. Disponível em: <https://www.rockefellerfoundation.org/about-us/#:~:text=The%20Rockefeller%20Foundation's%20mission%E2%80%94unchanged,%2C%20power%2C%20and%20economic%20mobility>. Acesso em: 05 março 2021.

RUDEK, K. & HERMEL, E. S. Educação em saúde nos livros didáticos de Ciências e Biologia brasileiros: um panorama das teses e dissertações (1994 – 2018). SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 9, supp. 1, p. 3-20, 2021.

SCHILLING, P. O que é a reforma agrária? Cadernos do Povo Brasileiro, v. 10. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.

SILVA, L. N. & MEGLHIORATTI, F. A. Análise de livros didáticos de biologia em periódicos de ensino: o que trazem as pesquisas? VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 259-278, 2021.

SOUZA, D. O caráter ontológico da determinação social da saúde. Serviço Social & Sociedade, São Paulo. n. 137, p. 174-191, 2020.

TELES, T. P. Z. & OLIVEIRA, J. R. S. A alfabetização científica em atividades didáticas para educação em saúde por meio do uso de textos de divulgação científica: uma pesquisa bibliográfica. Práxis, Volta Redonda, v. 13, n. 25, p. 9-18, 2021.

VIRCHOW, R. L. C. Report on the typhus epidemic in Upper Silesia. American Journal of Public Health, Washington, D.C., v. 96, n. 12, p. 2102–2105. 2006.

WAITZKIN, H. Social medicine, at home and abroad. In: BROWN, T. M. & BIRN, A. (Orgs.). Comrades in health: U.S. health internationalists. Nova York: Rutgers University Press, 2003.

WAITZKIN, H. & JASSO-AGUILLAR, R. Imperialism’s health component. Monthly Review, v. 67, n. 3, 2015. Disponível em: <https://monthlyreview.org/2015/07/01/imperialisms-health-component/>. Acesso em: 05 março 2021.

WHO. World Health Organization. International Health Conference: Constitution of the World Health Organization. In: Basic Documents, 2006, 20 p. Disponível em: <https://www.who.int/governance/eb/who_constitution_en.pdf>. Acesso em: 09 março 2021.

WHO. World Health Organization. Social Determinants of Health, 2021. Disponível em: <https://www.who.int/health-topics/social-determinants-of-health#tab=tab_1>. Acesso em: 16 agosto 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Nicola, L. R. M., & Pereira Silva, E. (2024). Proposta de utilização do livro &quot;De que morre o nosso povo?&quot; no ensino. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(1), 840–858. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i1.53762