O materialismo histórico-dialético em estudos sobre formação de professores de Ciências da natureza no Brasil

Autores

  • João Paulo Stadler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - campus PalmasPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-9106-7942
  • Carlos Alberto Marques Departamento de Metodologia de EnsinoUniversidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-4024-7695
  • Marcelo Lambach Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-7168-5498

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.45365

Palavras-chave:

Licenciatura, Método de Marx, Estado da arte, Iramuteq, Ensino de Ciências.

Resumo

Apresenta-se uma categorização inicial descritiva sobre o emprego do materialismo histórico-dialético em pesquisas sobre formação de professores de Ciências entre 2015 e 2020, com o intuito de fomentar a discussão sobre a apropriação do desse referencial epistemológico por pesquisas nesse campo. O corpus de análise foi constituído por três teses, nove dissertações, cinco artigos em periódicos e um trabalho em anais de evento. Por meio da análise de similitude dos resumos dos trabalhos, via Iramuteq, e categorização a posteriori de acordo com: o contexto de produção; a metodologia de pesquisa; as categorias dialéticas empregadas; e os referenciais teóricos utilizados, foi possível evidenciar três movimentos de apropriação do referencial, além da maior preocupação com estudos sincrônicos, em detrimento de estudos diacrônicos e da relação não clara com as categorias centrais do referencial. Estes pontos, em conjunto com a variedade de métodos, instrumentos de coleta e análise de dados permitem inferir que há fragilidades no entendimento deste referencial em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - campus PalmasPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências (UTFPR). Doutorando no Programa da Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR). Professor do Instituto Federal do Paraná - campus Palmas (IFPR). Membro do Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia (UTFPR). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0901574363008978. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9106-7942.  E-mail: joao.stadler@ifpr.edu.br.

Carlos Alberto Marques, Departamento de Metodologia de EnsinoUniversidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Químicas (U.D.S.V - Itália). Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências, Grupo de Investigação no Ensino de Química, Núcleo de Educação em Química (UFSC) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (UFFS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3495241443602221. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4024-7695 . E-mail: bebeto@ced.ufsc.br.

Marcelo Lambach, Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professor do Departamento de Química e Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia (UTFPR). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1982143039494456. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7168-5498. E-mail: marcelolambach@utfpr.edu.br

Referências

ALVES, A. M. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 1, p. 1–13, 2010.

COSTA, L. S. O. A educação ambiental crítica e a formação humana: a tomada de consciência e a elaboração conceitual na formação de educadores ambientais. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais). Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2017.

DE JESUS, S. M. S. A.; LACKS, S.; ARAÚJO, M. G. B. Problemas da pesquisa na pós-graduação em educação: questões colocadas a partir da epistemologia materialista histórico-dialética. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

DINIZ, E. L. Aprendizagem nos ambientes virtuais: uma análise da concepção discente na licenciatura em Ciências Biológicas à distância na Universidade Federal da Paraíba. Dissertação (Mestrado em Educação). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2018.

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista. n. 61, p. 205-222, jul./set. 2016.

FLORES, T. M. D. Avaliação ex post da política pública PROEJA no IFBA campus Santo Amaro (BA). Holos, ano 33, v. 03, 2017.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Ed.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GAIA, M. C. DE M. Agroecologia e ensino de ciências desafios e tensões na educação do campo. Anais... In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Florianópolis: 2017Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1291-1.pdf>

GAMBOA, S. A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Ed.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

HUNGARO, E. M. A questão do método na constituição da teoria social de Marx. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

KLEMT, L. M. SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 21, n. 62, p. 531–541, 2017.

LOBO-SANTOS, V. Formadores de professores de Química e Pedagogia Histórico Crítica. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2020.

MAGALHÃES, J. E. P. Saberes docentes sob a lente do materialismo histórico dialético: revisão crítica de fundamentos teóricos-metodológicos da epistemologia da prática a partir de um estudo comparativo. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 109-136, 2016.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. Anais... In: ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul: 2012

MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, p. 105–114, 2017.

MELO, A. P. Condições sociais para a atratividade, o acesso e a permanência nas licenciaturas da UEPG. Dissertação (Mestrado em Educação). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.

MORAES, R. DE A. O método materialista dialético e a consciência. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

MORORÓ, L. P.; SILVA, R. Contradições na articulação dos entes federados para implementação da política nacional de formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 440-455, 2017.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, J. S. Contribuições do estudo de discursos ambientais de futuros professores de ciências/química para uma abordagem crítica da educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2015.

OLIVEIRA, S. A. DE M. Elementos do Materialismo Histórico e Dialético. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019.

PEREIRA, L. M. Os sentidos atribuídos por professores de biologia à função social de seu trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2017.

RAIMUNDO, J. A.; FAGUNDES, M. A epistemologia da práxis como fenômeno formador do/a docente: um caminho possível? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. esp., n. 3, p. 1935-1951, dez., 2018

RODRÍGUEZ, M. V. Pesquisa social: contribuições do método materialista histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2016.

SANTOS, J. D. A. A formação no curso de licenciatura em química UFG/Goiânia: a relação entre a formação e o trabalho docente. Tese (Doutorado em Química). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017.

SILVA, E. R. Formação inicial de professores de ciências e inclusão escolar: um olhar sobre as experiências de estágio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Araras: Universidade Federal de São Carlos, 2018.

SILVA, N. C. S. A formação inicial a distância de professores das ciências da natureza: lógicas formal e dialética como base analítica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019.

ALVES, A. M. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 1, p. 1–13, 2010.

COSTA, L. S. O. A educação ambiental crítica e a formação humana: a tomada de consciência e a elaboração conceitual na formação de educadores ambientais. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais). Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2017.

DE JESUS, S. M. S. A.; LACKS, S.; ARAÚJO, M. G. B. Problemas da pesquisa na pós-graduação em educação: questões colocadas a partir da epistemologia materialista histórico-dialética. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

DINIZ, E. L. Aprendizagem nos ambientes virtuais: uma análise da concepção discente na licenciatura em Ciências Biológicas à distância na Universidade Federal da Paraíba. Dissertação (Mestrado em Educação). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2018.

ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista. n. 61, p. 205-222, jul./set. 2016.

FLORES, T. M. D. Avaliação ex post da política pública PROEJA no IFBA campus Santo Amaro (BA). Holos, ano 33, v. 03, 2017.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Ed.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GAIA, M. C. DE M. Agroecologia e ensino de ciências desafios e tensões na educação do campo. Anais... In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Florianópolis: 2017Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1291-1.pdf>

GAMBOA, S. A. S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Ed.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

HUNGARO, E. M. A questão do método na constituição da teoria social de Marx. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

KLEMT, L. M. SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, 2021.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, v. 21, n. 62, p. 531–541, 2017.

LOBO-SANTOS, V. Formadores de professores de Química e Pedagogia Histórico Crítica. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2020.

MAGALHÃES, J. E. P. Saberes docentes sob a lente do materialismo histórico dialético: revisão crítica de fundamentos teóricos-metodológicos da epistemologia da prática a partir de um estudo comparativo. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 109-136, 2016.

MASSON, G. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. Anais... In: ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Caxias do Sul: 2012

MASSON, G. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, p. 105–114, 2017.

MELO, A. P. Condições sociais para a atratividade, o acesso e a permanência nas licenciaturas da UEPG. Dissertação (Mestrado em Educação). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.

MORAES, R. DE A. O método materialista dialético e a consciência. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

MORORÓ, L. P.; SILVA, R. Contradições na articulação dos entes federados para implementação da política nacional de formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 440-455, 2017.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

OLIVEIRA, J. S. Contribuições do estudo de discursos ambientais de futuros professores de ciências/química para uma abordagem crítica da educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2015.

OLIVEIRA, S. A. DE M. Elementos do Materialismo Histórico e Dialético. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019.

PEREIRA, L. M. Os sentidos atribuídos por professores de biologia à função social de seu trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2017.

RAIMUNDO, J. A.; FAGUNDES, M. A epistemologia da práxis como fenômeno formador do/a docente: um caminho possível? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. esp., n. 3, p. 1935-1951, dez., 2018

RODRÍGUEZ, M. V. Pesquisa social: contribuições do método materialista histórico-dialético. In: CUNHA, C.; SOUZA, J. V.; SILVA, M. A. (Eds.). O método dialético na pesquisa da em educação. Campinas: Autores Associados, 2014.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2016.

SANTOS, J. D. A. A formação no curso de licenciatura em química UFG/Goiânia: a relação entre a formação e o trabalho docente. Tese (Doutorado em Química). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017.

SILVA, E. R. Formação inicial de professores de ciências e inclusão escolar: um olhar sobre as experiências de estágio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Araras: Universidade Federal de São Carlos, 2018.

SILVA, N. C. S. A formação inicial a distância de professores das ciências da natureza: lógicas formal e dialética como base analítica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019.

SILVA, P. R. M. A prática pedagógica e a formação docente no ensino de biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades). Humaitá: Universidade Federal do Amazonas, 2019.

SILVA, E. V. R. O pensamento conceitual e a formação de professores de biologia: a transmissão gênica como objeto do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2020.

SOUSA, Y. S. O. et al. O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 12, n. 2, p. 1–19, jun. 2020.

SOUZA, H. S. M. Formação de professores: um diálogo com a psicologia educacional. Dissertação (Mestrado em Educação). Rondonópolis: Universidade Federal do Mato Grosso, 2015.

SOUZA, M. A. R. DE et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, n. 0, 4 out. 2018.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Stadler, J. P., Marques, C. A., & Lambach, M. (2022). O materialismo histórico-dialético em estudos sobre formação de professores de Ciências da natureza no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 574–592. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.45365