A relação entre a teoria do reflexo de Lênin e a teoria da arte em Lukács

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DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38678

Resumo

Este artigo pretende estudar o vínculo que há entre a teoria do reflexo em Lênin e a teoria da arte de Lukács. Descreve-se sumariamente o modo como Lênin elaborou a categoria tanto no Materialismo e empiriocriticismo quanto nos Cadernos filosóficos. Para, a partir daí, investigar de forma breve como se dá a recepção de Lukács da noção de reflexo. Sustenta-se no presente texto que Lukács incorpora a noção de reflexo de Lênin em sua versão mais complexa, enriquecida, que não prescinde da função criadora do sujeito do conhecimento.

reflexo; Lênin; arte; Lukács.

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Biografia do Autor

Ranieri Carli

Professor associado do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Laboratório de Estudos em Teoria Social (LETS), que estuda as principais obras da teoria social inaugurada por Marx. Tem experiência na área de Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, teoria social e sociologia clássica.

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Publicado

2020-10-15

Como Citar

Carli, R. (2020). A relação entre a teoria do reflexo de Lênin e a teoria da arte em Lukács. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 113–121. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38678