O papel das organizações de mulheres e partidos na rússia pré-revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.37061

Palavras-chave:

Movimentos feministas, Emancipação, Revolução de fevereiro.

Resumo

Este artigo tem a proposta de mapear os movimentos feministas e organizações na Rússia pré-revolucionária, os quais tinham a igualdade de direitos e a emancipação das mulheres como pauta. Apesar de pontos comuns, as linhas políticas divergiam na compreensão da gênese da opressão e da saída para garantir o que reivindicavam. Ademais, o cenário russo era composto pela opressão e exploração de uma burguesia em ascensão e isso refletia nos limites materiais. Esses elementos são imprescindíveis para levantar reflexões das lições e pendências dos movimentos da época, além de demonstrar a necessidade histórica de superar os limites e incorporar os aprendizados para fortalecer as lutas no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataly Batista de Jesus, Universidadade Estadual de Maringá (UEM)

Psicóloga pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2018). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR, doutora e pós-doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Referências

BADIA, Gilberto. Clara Zetkin: Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular: 2003.

CLEMENTS, Barbara Evans. A history of women in Russia: from earliest times to the present. USA: Indiana University Press, 2012.

ENGELS, Frederich. [1884]. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Escala, 2009.

FEDERAÇÃO MULHERES UNIVERSITÁRIAS. História do movimento de mulheres na Rússia (История женского движения в России) [tradução livre nossa]. Disponível em: <http://womenmuseum.ru/> Último acesso em: 26/02/2020.

FRENCIA, Cintia; GAIDO, Daniel. Feminismo y Movimiento de Mujeres Socialistas en la Revolución Rusa. Chile: Ariadna Ediciones, 2018.

GONZÁLEZ, Ana Isabel Álvarez. As origens e comemoração do Dia Internacional das Mulheres. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

KALMÁNOVITCH, Anna. [1907]. Algumas palavras sobre o feminismo. In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.

KALMÁNOVITCH, Anna. [1908]. O movimento feminista e a relação dos partidos com ele. In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.

KOLLONTAI, Alexandra. [1914]. Na Rússia também haverá um dia da mulher! In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.

LOSURDO, Domenico. A luta de classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo, 2015.

REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo: Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

SERGE, Victor [1930]. O ano I da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2007.

SILVA, Danielle Jardim. Avanços e limites da contribuição soviética para a libertação das mulheres: Apontamentos a partir do pensamento de Alexandra Kollontai. Dissertação (mestrado). Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ZETKIN, Clara. [1896]. Somente em conjunto com a mulher proletária o socialismo poderá ser vitorioso. In: TOLEDO, Cecília (org.). A mulher e a luta pelo socialismo. São Paulo: Sundermann, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Jesus, N. B. de, & Tuleski, S. C. (2020). O papel das organizações de mulheres e partidos na rússia pré-revolucionária. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 24–36. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.37061