O papel das organizações de mulheres e partidos na rússia pré-revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.37061Palavras-chave:
Movimentos feministas, Emancipação, Revolução de fevereiro.Resumo
Este artigo tem a proposta de mapear os movimentos feministas e organizações na Rússia pré-revolucionária, os quais tinham a igualdade de direitos e a emancipação das mulheres como pauta. Apesar de pontos comuns, as linhas políticas divergiam na compreensão da gênese da opressão e da saída para garantir o que reivindicavam. Ademais, o cenário russo era composto pela opressão e exploração de uma burguesia em ascensão e isso refletia nos limites materiais. Esses elementos são imprescindíveis para levantar reflexões das lições e pendências dos movimentos da época, além de demonstrar a necessidade histórica de superar os limites e incorporar os aprendizados para fortalecer as lutas no tempo presente.
Downloads
Referências
BADIA, Gilberto. Clara Zetkin: Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular: 2003.
CLEMENTS, Barbara Evans. A history of women in Russia: from earliest times to the present. USA: Indiana University Press, 2012.
ENGELS, Frederich. [1884]. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Escala, 2009.
FEDERAÇÃO MULHERES UNIVERSITÁRIAS. História do movimento de mulheres na Rússia (История женского движения в России) [tradução livre nossa]. Disponível em: <http://womenmuseum.ru/> Último acesso em: 26/02/2020.
FRENCIA, Cintia; GAIDO, Daniel. Feminismo y Movimiento de Mujeres Socialistas en la Revolución Rusa. Chile: Ariadna Ediciones, 2018.
GONZÁLEZ, Ana Isabel Álvarez. As origens e comemoração do Dia Internacional das Mulheres. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
KALMÁNOVITCH, Anna. [1907]. Algumas palavras sobre o feminismo. In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.
KALMÁNOVITCH, Anna. [1908]. O movimento feminista e a relação dos partidos com ele. In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.
KOLLONTAI, Alexandra. [1914]. Na Rússia também haverá um dia da mulher! In: SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.
LOSURDO, Domenico. A luta de classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo, 2015.
REIS, Daniel Aarão. A revolução que mudou o mundo: Rússia, 1917. São Paulo: Companhia das letras, 2017.
SERGE, Victor [1930]. O ano I da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2007.
SILVA, Danielle Jardim. Avanços e limites da contribuição soviética para a libertação das mulheres: Apontamentos a partir do pensamento de Alexandra Kollontai. Dissertação (mestrado). Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.
ZETKIN, Clara. [1896]. Somente em conjunto com a mulher proletária o socialismo poderá ser vitorioso. In: TOLEDO, Cecília (org.). A mulher e a luta pelo socialismo. São Paulo: Sundermann, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).