Política e educação: observações acerca de Inessa Armand - feminista, revolucionária e educadora.

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Parana
  • Gisele Masson UEPG

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36883

Palavras-chave:

Política, educação, feminismo revolucionário, Inessa Armand.

Resumo

O propósito deste artigo é tecer algumas considerações acerca da contribuição de Inessa Armand ao processo de Revolução Russa de 1917 como militante política, feminista e educadora. Para tanto, apresentamos algumas notas biográficas acentuando que, apesar de ter sido uma figura de primeiro plano no Partido Bolchevique, tanto antes da Revolução atuando na clandestinidade contra o czarismo quanto depois de 1917, na organização do movimento das mulheres, são poucas as fontes que abordam sua vida e seu trabalho de militante. Em seguida, fazemos observações acerca do trabalho educativo por ela desenvolvido, tanto como diretora do Zhenotdel, Departamento das Mulheres do Comitê Central do Partido Bolchevique. Fazemos observações sobre a experiência escolar de Paris, junto a Nadezhda Krupskaja na criação de uma escola alternativa para jovens militantes. Acentuamos a contribuição de muitas mulheres na organização e direção do processo educativo soviético, que lutaram bravamente para que a Revolução de Outubro de 1917 se efetivasse e cujos nomes ficaram no anonimato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Parana

Doutora em História, Pós-doutoradoemeducação (UNICAMP). Docente de filosofia política e estetica da UFPR de 1976 a 2005; Docente do Mestrado e Doutorado em Educação da UTP.

Gisele Masson, UEPG

Doutorado em Educacao na UFS-SC

Pos-doutorado em Educacao na UFSC- SC

Referências

ARMAND, Inessa. La obrera en la Rusia Sovietica. Bulletin Communiste. N. 17, 08/07/1920, p. 12-15. https://www.marxists.org/espanol/armand/la-obrera-sovietica.pdf

Consultado em 05/05/2020.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BITTAR, Marisa e FERREIRA Jr., Amarilio. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. In: Revista Brasileira de Educação. V. 20, n. 61, abril/jun. 2015, p. 433-456.

CLEMENTS, B. Inessa Armand: Revolutionary and Feminist. By R. C. Elwood. New York: Cambridge University Press, 1992. xi, 304 pp. Index. Plates. $49.95, hard bound. Slavic Review, 52(2), 1993, 366-367. doi:10.2307/2499937

ELWOOD, Ralph Carter. Inessa Armand: Revolutionary and Feminist. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 1993. Consultado em: 03/05/2020.

https://search.proquest.com/openview/bb187ad8284fe068b19b6afa0febfac1/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1817079

ELWOOD, Ralph Carter. Lenin and the Social Democratic Schools for Underground Party Workers, 1909-1911. In: Political Science Quartely. V. 81, n 3, (set. 1966), pp. 370-391. Consultado em 16/05/2020. https://www.jstor.org/stable/2147640?read-now=1&refreqid=excelsior%3A427aafad6cc2d409dc2631857282dcdc&seq=13#page_scan_tab_contents -

FAIRFAX, Kathy. Comrades in Arms: Bolsevik Women in the Russian Revolution. Resistance Books, 1999. Consultado em: 03/05/2020. https://books.google.com.br/books?id=BHEf7EBiY4EC&printsec=frontcover&hl=it#v=onepage&q&f=false

FORSTER, Sara Lua Gonzalez. Nadheda Krupskaja y las mujeres socialistas en la Revolucion Rusa, una Mirada feminista. Revista Entre Diversidades, v. 6, n. 2, jul./dez. 2019, p. 43-73. file:///Users/anita/Downloads/134-Texto%20del%20art%C3%ADculo-351-2-10-20190731.pdf Consultado em 05/05/2020.

GRAMSCI, Antonio. Armênia. Scritti Giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975, p. 29-30. Traduzido em: SCHLESENER, Ana Paula. Antonio Gramsci e a Revolução Socialista: primeiros escritos. In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. V. 10, n. 24, 2015, pp. 191-205. https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/333/333

LENIN, Wladimir Ilich. As tarefas do proletariado em nossa revolução. In: MARX; ENGELS; LENIN. Sobre a Mulher. São Paulo: Global Ed., 1979.

MANZANO, Sofia. A mulher na Revolução Russa. Lutas Sociais, Sao Paulo, v. 21, n. 38, p. 136-149.

MURPHY, Kevin. A historia da Revolução Russa de fevereiro de 1917. Revista Outubro, n. 28, abril/2017, p. 135-149.

PARADISO, Annalisa. Inessa Armand: Rivoluzionaria e femminista. In: Studi Storici. Anno 38, n. 3 (jul-set.1997), p. 857-868.

https://www.jstor.org/stable/20566851?seq=1#metadata_info_tab_contents

TROTSKY, Leon. A história da revolução russa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, l980, 4 v.

TROTSKY, Leon. A revolução de 1905. Sao Paulo: Global Ed. 1978. http://cstpsol.com/home/dl/Leon%20Trotsky/A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20de%201905.pdf

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Schlesener, A. H., & Masson, G. (2020). Política e educação: observações acerca de Inessa Armand - feminista, revolucionária e educadora. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 88–98. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36883