Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36838

Palavras-chave:

Auto-gestão, Pedagogia russa, Escola do trabalho.

Resumo

A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Praciano, J. B. A., & Feitosa, R. A. (2020). Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 244–259. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36838