Gênero e marxismo: contribuições para a história das ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36733

Palavras-chave:

Feminismo Marxista, História das Mulheres nas Ciências, Gênero e Ciência.

Resumo

Neste ensaio teórico, questionamos: Qual a contribuição da teoria marxista e do feminismo marxista para a história das mulheres nas ciências? Para isso, revisamos os estudos de feminismo/marxismo e/ou gênero/marxismo, e propomos quatro teses para a história das mulheres nas ciências:   1. O Materialismo Histórico - Dialético refuta argumentos de superioridade masculina na ciência por mero essencialismo biológico; 2.A análise do feminismo marxista à categoria de gênero proporciona uma crítica a ciência pautada em determinações absolutas; 3. O feminismo Marxista defende o espaço privado como esfera política; 4. A história social, sob um viés marxista, se configura como instrumento importante para a escrita de história das mulheres nas ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Queiroz Santana, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores, se interessa por pesquisas nas áreas de Ensino e História das Ciências, tendo como foco a História das Mulheres na Ciência e suas implicações para o Ensino de Ciencias/Química. Atualmente está cursando o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino História e Filosofia da Ciência na Universidade Federal da Bahia e atua como Professora (Substituta) no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores.

Ingrid Silva de Andrade, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Química, pela Universidade Federal da Bahia. Durante a graduação, atuou na área de química orgância. Atualmente atua na área de ensino em química no Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino História e Filosofia da Ciência na Universidade Federal da Bahia

Victor Ferreira Dias Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Licenciatura em Química no Instituto de Química da Unesp Araraquara. Participou do programa de iniciação a docência, PIBID, como bolsista, atuando em escolas publicas de Araraquara. Foi bolsista CNPq no projeto que teve como objetivo investigar as contribuições do mestrado profissional no ensino de ciências para o desenvolvimento profissional docente. Além disso também atuou como bolsista em projeto de extensão sobre a produção de sabão com alunos do assentamento Monte Alegre localizado em Araraquara. Tem como foco principais interesses de pesquisa a formação de professores e currículo na área de ensino de ciências. Atualmente está cursando o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino História e Filosofia da Ciência na Universidade Federal da Bahia.

Referências

ARAÚJO, Clara. Marxismo, feminismo e o enfoque de gênero. Crítica Marxista, v. 11, 2000.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Nova Fronteira, v.1, 2019.

BENOIT, Lelita Oliveira. Feminismo, gênero e revolução. Crítica Marxista, v. 11, 2000.

CISNE, Mirla. Marxismo: uma teoria indispensável à luta feminista. 4º Colóquio Marx e Engels, 2005.

COLTURATO, Andriel Rodrigo; MASSI, Luciana. Aportes teóricos e metodológicos para a história da ciência com base no materialismo histórico-dialético. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 11, n. 3, p. 170-180, 2019.

GAVROGLU, Kostas. O passado das ciências como história. Tradução de Custódio Magueijo. Porto: Porto Editora, 2007. (Coleção História e Filosofia da Ciência).

GONÇALVES, Renata. Sem pão e sem rosas: do feminismo marxista impulsionado pelo Maio de 1968 ao academicismo de gênero. Lutas Sociais, n. 21/22, p. 98-110, 2009.

GONÇALVES, Renata. O feminismo marxista de Heleieth Saffioti. Lutas Sociais, n. 27, p. 119-131, 2011.

HARAWAY, Donna. “Gênero” para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos pagu, n. 22, p. 201-246, 2004.

MARX, Karl. O capital. V. I, tomo 2. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MORAES, Maria Lygia Quartim. Marxismo e feminismo no Brasil. Campinas: Unicamp, collection Primeira Versão, 1996.

MORAES, Maria Lygia Quartim. Marxismo e feminismo: afinidades e diferenças. Crítica Marxista, v. 1, n. 11, p. 89-97, 2000.

SANTOS, Silvana Mara de Morais dos; OLIVEIRA, Leidiane. Igualdade nas relações de gênero na sociedade do capital: limites, contradições e avanços. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 11-19, 2010.

TONET, Iv; LESSA, Sérgio. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo, 2008.

YOUNG, Robert Maxwell. Marxism and history of science. In: OLBY, R.C. et al. (eds.) Companion to the history of modern science. London: Routledge, 1996. p. 77-86.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Santana, C. Q., Andrade, I. S. de, & Santos, V. F. D. (2020). Gênero e marxismo: contribuições para a história das ciências. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 204–214. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36733