O empoderamento e a subversão: a cultura corporal e autoafirmação das(os) estudantes negras(os) na escola

Autores

  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Cento Universitário UniFG http://orcid.org/0000-0001-9618-848X
  • Sebastião Carlos dos Santos Carvalho Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Secretária de Educação do Estado da Bahia - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Saúde http://orcid.org/0000-0003-3768-1949

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36361

Palavras-chave:

Educação Física, Cultura Corporal, Empoderamento

Resumo

Neste trabalho, busca-se refletir de que modo o desenvolvimento das aulas de Educação Física pode dialogar com a Lei 10693/03. Para tanto, o relato exposto apresenta como os estudantes se comportaram ao se apropriarem dos conhecimentos desenvolvidos nas aulas de Educação Física. O trabalho aborda elementos de uma prática pedagógica desenvolvido no âmbito de uma escola pública, a prática pedagógica foi desenvolvida com base em uma perspectiva crítica de ensino. Portanto, o objetivo é notificar a prática pedagógica que teve como conteúdos os elementos da cultura corporal de matriz africana. Por meio desse estudo, foi possível confirmar que a Educação Física, deve propor suas ações com base na Lei 10.693/03, pois a sua especificidade se relaciona de forma direta com a função social da escola.

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Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Cento Universitário UniFG

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Professor do Centro Universitário UNIFG

Sebastião Carlos dos Santos Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Secretária de Educação do Estado da Bahia - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Saúde

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Professor de Educação Física do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Saúde - Guanambi - Bahia

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Cruz, M. M. S., & Carvalho, S. C. dos S. (2020). O empoderamento e a subversão: a cultura corporal e autoafirmação das(os) estudantes negras(os) na escola. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 379–388. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36361