Diálogos com a História da Educação Profissional no Brasil: permanências e contradições

Autores

  • Mad Ana Desirée Ribeiro Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Claudia Borges Costa Costa
  • Sebastião Cláudio Barbosa Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34909

Resumo

O presente trabalho versa sobre a História da Educação Profissional no Brasil e propõe desvelar as permanências e as contradições constituídas ao longo desse percurso histórico. Por um lado, a análise das permanências educativas traduz as construções e os desdobramentos que impediram e impedem a constituição da educação sob o ponto de vista emancipatório. Por outro, propõe a reflexão sobre as contradições que apontam para a possibilidade de uma formação que possui como marca a indissociabilidade entre teoria e prática, por meio da formação integrada.

 

Palavras Chaves: Educação Profissional; Permanência; Contradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mad Ana Desirée Ribeiro Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Doutora em Educação. Pesquisadora na área de Educação Profissional e Tecnológica, Formação Integrada e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Castro, M. A. D. R., Costa, C. B. C., & Barbosa, S. C. B. (2020). Diálogos com a História da Educação Profissional no Brasil: permanências e contradições. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 291–303. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34909