Responsabilidade social empresarial e ativismo social na educação pública do município de Feira de Santana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34794Palavras-chave:
Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Estado, Ativismo social.Resumo
Resumo: Este estudo buscou compreender a participação de setores empresariais na educação escolar e suas conexões com as novas formas de intervenção do Estado na educação pública, notadamente quanto à relação entre Responsabilidade Social Empresarial e ativismo social, através das ações empreendidas na rede municipal de ensino de Feira de Santana-Ba, no período de 2001 a 2019. A pesquisa baseou-se na análise de conteúdo qualitativa, tomando como categorias de análise: Estado, Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e ativismo social. O estudo concluiu que a intervenção do empresariado nas políticas educacionais se constituiu em vetor de disseminação de uma concepção de “empresa cidadã”.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Jó, 1977.
FEIRA DE SANTANA. Secretária de Educação faz palestra no Fórum de Líderes de Educação Pública. Disponível em: http://www.feiradesantana.ba.gov.br. Acesso em 30.11.2019.
FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL BRASIL. Disponível em: http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br. Acesso em: 28 nov. 2019.
FUNDAÇÃO PITÁGORAS. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2013.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 3. Maquiavel: notas sobre o Estado e a política. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GRUPO DE INSTITUTOS FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE). Disponível em: http://www.gife.org.br/. Acesso em: 28 nov. 2019.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Disponível em: http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/home/index.asp. Acesso em: 29 nov. 2019.
INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL (ETHOS). Disponível em: <http://www3.ethos.org.br/>. Acesso em 30 nov. 2019.
INSTITUTO SUPERECO. Disponível em: http://www.supereco.org.br/>. Acesso em: 28 jan. 2013.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, Dermeval e SANFELICE, José Luiz.. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
MARTINS, André Silva. Estratégias burguesas de obtenção do consenso nos anos de Neoliberalismo de Terceira Via. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
_____ . Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. 284p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2007.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
PAIXÃO, Thaylla Soares. Classe social, hegemonia e educação: análise do projeto de educação integral do CENPEC para (re)organização da escola pública. 191p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora - MG, 2016.
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI). Disponível em: http://www.fieb.org.br/sesi/Pagina/62/Servico-Social-da-Industria--SESI.aspx. Acesso em: 30 de nov. 2019.
_____. Prêmio TOP Social 2004-Programa Largada 2000. Disponível em: http://www.advb-ba.com.br/hotsites/top_social/cases2004/c_sesi.htm. Acesso em: 12 fev. 2013.
SESI e Instituto Ayrton Senna lançam Programa Largada 2000. Folha do Estado. Feira de Santana, 03 de ago. 2001, p. 8.
SGI-FEIRA. Disponível em: <http://sgifeira.blogspot.com>. Acesso em: 30 de nov. 2019.
Sistema de Gestão melhora índices de aprendizagem em escolas municipais. Folha do Estado. Feira de Santana, 17 de nov. de 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).