Responsabilidade social empresarial e ativismo social na educação pública do município de Feira de Santana

Autores

  • Vânia Pereira Moraes Lopes Universidade Federal da Bahia
  • Antonia Almeida Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34794

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Estado, Ativismo social.

Resumo

Resumo: Este estudo buscou compreender a participação de setores empresariais na educação escolar e suas conexões com as novas formas de intervenção do Estado na educação pública, notadamente quanto à relação entre Responsabilidade Social Empresarial e ativismo social, através das ações empreendidas na rede municipal de ensino de Feira de Santana-Ba, no período de 2001 a 2019. A pesquisa baseou-se na análise de conteúdo qualitativa, tomando como categorias de análise: Estado, Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e ativismo social. O estudo concluiu que a intervenção do empresariado nas políticas educacionais se constituiu em vetor de disseminação de uma concepção de “empresa cidadã”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Pereira Moraes Lopes, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora da Educação Básica.

Antonia Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela USP, possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999). Professora Titular do Departamento de Educação da UEFS.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Jó, 1977.

FEIRA DE SANTANA. Secretária de Educação faz palestra no Fórum de Líderes de Educação Pública. Disponível em: http://www.feiradesantana.ba.gov.br. Acesso em 30.11.2019.

FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL BRASIL. Disponível em: http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br. Acesso em: 28 nov. 2019.

FUNDAÇÃO PITÁGORAS. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2013.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 3. Maquiavel: notas sobre o Estado e a política. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRUPO DE INSTITUTOS FUNDAÇÕES E EMPRESAS (GIFE). Disponível em: http://www.gife.org.br/. Acesso em: 28 nov. 2019.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Disponível em: http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/home/index.asp. Acesso em: 29 nov. 2019.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL (ETHOS). Disponível em: <http://www3.ethos.org.br/>. Acesso em 30 nov. 2019.

INSTITUTO SUPERECO. Disponível em: http://www.supereco.org.br/>. Acesso em: 28 jan. 2013.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, Dermeval e SANFELICE, José Luiz.. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

MARTINS, André Silva. Estratégias burguesas de obtenção do consenso nos anos de Neoliberalismo de Terceira Via. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

_____ . Burguesia e a nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo. 2007. 284p. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2007.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

PAIXÃO, Thaylla Soares. Classe social, hegemonia e educação: análise do projeto de educação integral do CENPEC para (re)organização da escola pública. 191p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora - MG, 2016.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI). Disponível em: http://www.fieb.org.br/sesi/Pagina/62/Servico-Social-da-Industria--SESI.aspx. Acesso em: 30 de nov. 2019.

_____. Prêmio TOP Social 2004-Programa Largada 2000. Disponível em: http://www.advb-ba.com.br/hotsites/top_social/cases2004/c_sesi.htm. Acesso em: 12 fev. 2013.

SESI e Instituto Ayrton Senna lançam Programa Largada 2000. Folha do Estado. Feira de Santana, 03 de ago. 2001, p. 8.

SGI-FEIRA. Disponível em: <http://sgifeira.blogspot.com>. Acesso em: 30 de nov. 2019.

Sistema de Gestão melhora índices de aprendizagem em escolas municipais. Folha do Estado. Feira de Santana, 17 de nov. de 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Lopes, V. P. M., & Silva, A. A. (2020). Responsabilidade social empresarial e ativismo social na educação pública do município de Feira de Santana. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 348–364. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.34794