Educação, trabalho e movimentos sociais: uma reflexão crítica da educação popular no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.33758Palavras-chave:
Processos educativos, movimentos populares, trabalhoResumo
As formas de trabalho estão sendo alteradas, juntamente com a destruição dos direitos sociais e trabalhistas da classe trabalhadora. Diante desse contexto é importante perceber que a fragmentação das práticas dos movimentos sociais é um desafio a ser superado. É essencial nessa perspectiva a compreensão do movimento da História, principalmente de ter uma inserção de forma crítica. Esse trabalho tem como propósito uma análise da relação Educação, Trabalho e Movimentos Sociais como possibilidade de uma reflexão crítica da Educação Popular no Brasil. Tem por objetivo tratar a relação Educação, Trabalho e Movimentos Sociais como pressupostos intrínsecos que se interligam, através da reflexão crítica da Educação Popular. A metodologia empreendida será a revisão bibliográfica, baseada na tradição marxista e nos fundamentos históricos, filosóficos e educacionais críticos com vínculos objetivos à transformação das relações sociais nos diversos campos – do trabalho, da cultura, da educação, dos movimentos sociais. Se conclui que há uma relação entre Educação, Trabalho e Movimentos Sociais nos processos educativos de Educação Popular. Acreditamos que a Educação Popular hodierna deverá estar vinculada aos processos educativos e tecnológicos dos movimentos populares. Esse pressuposto define o que seja crítico nesse campo.
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