Educação, trabalho e movimentos sociais: uma reflexão crítica da educação popular no Brasil

Autores

  • Acacio Figueredo Nascimento
  • Bianca Sthephanny Martins Gomes

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.33758

Palavras-chave:

Processos educativos, movimentos populares, trabalho

Resumo

As formas de trabalho estão sendo alteradas, juntamente com a destruição dos direitos sociais e trabalhistas da classe trabalhadora. Diante desse contexto é importante perceber que a fragmentação das práticas dos movimentos sociais é um desafio a ser superado. É essencial nessa perspectiva a compreensão do movimento da História, principalmente de ter uma inserção de forma crítica. Esse trabalho tem como propósito uma análise da relação Educação, Trabalho e Movimentos Sociais como possibilidade de uma reflexão crítica da Educação Popular no Brasil. Tem por objetivo tratar a relação Educação, Trabalho e Movimentos Sociais como pressupostos intrínsecos que se interligam, através da reflexão crítica da Educação Popular. A metodologia empreendida será a revisão bibliográfica, baseada na tradição marxista e nos fundamentos históricos, filosóficos e educacionais críticos com vínculos objetivos à transformação das relações sociais nos diversos campos – do trabalho, da cultura, da educação, dos movimentos sociais. Se conclui que há uma relação entre Educação, Trabalho e Movimentos Sociais nos processos educativos de Educação Popular.  Acreditamos que a Educação Popular hodierna deverá estar vinculada aos processos educativos e tecnológicos dos movimentos populares. Esse pressuposto define o que seja crítico nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.

FREIRE, P. & FAUNDES, A. Por uma Pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

_____ Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

JAMESON, F. Pós-Modernismo: A Lógica do Capitalismo Tardio. 2ª Ed. São Paulo, 1997.

KONDER, Leandro. Marxismo e Alienação. Contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. 2ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. In: E. Fromm. Conceito marxista do homem, p.90-2.

MÉSZAROS, I. Desemprego e Precarização um grande desafio para a esquerda. IN: _______ ANTUNES, R (ORG). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: BOITEMPO, 2006.

_______ A Educação Para Além do Capital.

NOSSELA, P. Trabalho e educação. In: GOMES, C. M. Trabalho e conhecimento:dilemas na educação do trabalhador.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Nascimento, A. F., & Martins Gomes, B. S. (2020). Educação, trabalho e movimentos sociais: uma reflexão crítica da educação popular no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 271–278. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.33758