A mediação na prática escolar do PIBID de Educação Física UEM Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.31838Palavras-chave:
Mediação Pedagógica, Educação Física Escolar, Prática Escolar.Resumo
O presente artigo é uma investigação sobre a prática escolar do PIBID de educação física da UEM-PR em 2017, e teve como objetivo analisar as mediações da prática escolar desse programa. Para tanto, foi feito um levantamento de todos os relatos de aula de uma turma. A partir desse levantamento, foram feitas as categorizações empíricas e analíticas dos relatos de aula para interpretação qualitativa dos mesmos. Ao final da investigação, concluímos que a prática escolar do PIBID de educação física da UEM-PR foi objetivada a partir de mediações pedagógicas dialéticas, tendo as suas aulas sempre um ponto de partida e um ponto de chegada. A transição foi marcada por mediações cujo elemento principal foi a exploração das contradições entre os polos imediato e mediato da mediação dialética (OLIVEIRA; ALMEIDA; ARNONI, 2007). Concluímos que este movimento dialético das mediações (SAVIANI, 2013) (OLIVEIRA; ALMEIDA; ARNONI, 2007) da prática escolar do PIBID foi objetivado devido a sua fundamentação em concepções críticas de educação e de educação física (SOARES et al, 1992).Downloads
Referências
CAPES, Pibid. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 23 mar. 2018.
DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. – 2° Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. - 2° ed. - Martins Fontes, 2009.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo: O homem e a cultura. Lisboa: Horizonte, 1978.
MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e Universalização no capitalismo. São Paulo: Baraúna, 2011.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 249 p. - Faculdade De Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. O capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo – Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992.
OLIVEIRA, Edilson Moreira de; ALMEIDA, José Luís Vieira de; ARNONI, Maria Eliza Brefere. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações – 11° ed. Ver. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013
SILVA JÚNIOR, João dos Reis; FERRETI, Celso João. O institucional e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2001.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).