A mediação na prática escolar do PIBID de Educação Física UEM Paraná.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.31838

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Educação Física Escolar, Prática Escolar.

Resumo

O presente artigo é uma investigação sobre a prática escolar do PIBID de educação física da UEM-PR em 2017, e teve como objetivo analisar as mediações da prática escolar desse programa. Para tanto, foi feito um levantamento de todos os relatos de aula de uma turma. A partir desse levantamento, foram feitas as categorizações empíricas e analíticas dos relatos de aula para interpretação qualitativa dos mesmos. Ao final da investigação, concluímos que a prática escolar do PIBID de educação física da UEM-PR foi objetivada a partir de mediações pedagógicas dialéticas, tendo as suas aulas sempre um ponto de partida e um ponto de chegada. A transição foi marcada por mediações cujo elemento principal foi a exploração das contradições entre os polos imediato e mediato da mediação dialética (OLIVEIRA; ALMEIDA; ARNONI, 2007). Concluímos que este movimento dialético das mediações (SAVIANI, 2013) (OLIVEIRA; ALMEIDA; ARNONI, 2007) da prática escolar do PIBID foi objetivado devido a sua fundamentação em concepções críticas de educação e de educação física (SOARES et al, 1992).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Borges Monteiro, Universidade Estadual de Maringá - UEM-PR

Licenciando em Educação Física pela UEM-PR.

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá-PR

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor Associado da UEM-PR.

Referências

CAPES, Pibid. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 23 mar. 2018.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. – 2° Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. - 2° ed. - Martins Fontes, 2009.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo: O homem e a cultura. Lisboa: Horizonte, 1978.

MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e Universalização no capitalismo. São Paulo: Baraúna, 2011.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 249 p. - Faculdade De Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Bauru, 2011.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. O capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo – Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992.

OLIVEIRA, Edilson Moreira de; ALMEIDA, José Luís Vieira de; ARNONI, Maria Eliza Brefere. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações – 11° ed. Ver. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; FERRETI, Celso João. O institucional e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2001.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Monteiro, G. B., & Magalhães, C. H. F. (2020). A mediação na prática escolar do PIBID de Educação Física UEM Paraná. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 395–405. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.31838