Educação Física na Germinal: 10 anos de contribuições em defesa do Marxismo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29215Palavras-chave:
Educação Física Marxista, Educação Física Dialética Materialista Histórica, Educação Física na Germinal.Resumo
Este texto apresenta balanço das contribuições da área da Educação Física em Germinal: Marxismo e Educação em Debate. A análise considerou os desafios do tempo histórico, reconhecendo limites, contradições frente às contingências. Nas conclusões são apresentadas possibilidades superadoras considerando a luta de classes, no contexto brasileiro de avanços das forças destrutivas na economia, da extrema-direita neofascista na política, com a consolidação do Estado militarizado e de exceção e, na educação e ciência com a negação da verdade, o esvaziamento dos currículos de conteúdos nucleares, a destruição da razão humana e os ataques contra o marxismo.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. A. de. A ideologia da Escola Nova e a Educação Física no Brasil: crítica à “Educação sob medida” de Inezil Penna Marinho. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.1, p.193-201, ago.2017.
CALHEIROS, V. C.; SOUZA, M. da S. Contradições, mediações e possibilidades avaliativas nas aulas de Educação Física na Escola Nova Sociedade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.1, p.202-216, abr.2017.
COLAVOLPE, C. R. Sociedade, educação e esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores de Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.5, n.1, p.238, jun.2013.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
COUTO, M. L.; SOUZA, M. da S. A relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEFD-UFSM e os projetos pedagógicos de curso. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.6, n.1, p.184-194, jun.2014.
CUNHA, N. V. S. A gênese e as bases teórico-filosóficas que influenciaram na construção do conceito de cultura corporal pelo coletivo de autores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.248, ago.2017.
DUARTE, Z. da S. Emancipação x emancipação: uma análise a partir das abordagens teóricas da Educação Física Escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.5, n.1, p.88-98, jun.2013.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FERREIRA, A. L. A. A atividade de ensino na Educação Física com fundamento na Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.108-120, ago.2017.
______. A atividade de ensino na Educação Física: a relação dialética entre conteúdo e forma. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.10, n.1, p.376, mai.2018.
FRIZZO, G. Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.2, n.2, p.163-173, ago.2010.
HEROLD JÚNIOR, C. Crise, imperialismo e a história da educação do corpo no início do século XX: o geral e o específico na proposição escoteira de Robert Baden-Powell (1857-1941). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.5, n.1, p.165-175, jun.2013.
LACERDA, C. G. de. Formação de professores de Educação Física para a Educação Infantil na perspectiva da formação ampliada: contribuições da Pedagogia Histórico Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7, n.1, p.308, jun.2015.
LÊNIN, W. O imperialismo: fase superior do capitalismo. Brasília: Nova Palavra, 2007.
MACIEL, T. B. Elementos para uma Educação Física crítica, de fato! Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.1, p.217-226, abr.2017.
MARQUES, G. de S.; GAWRYSZEWSKI, B. A Educação Física e suas possibilidades no Ensino Médio Integrado. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.10, n.2, p.166-174, ago.2018.
MONTORO, X. A. Capitalismo y Economía Mundial: bases teóricas y análisis empírico para la comprensión de los problemas económicos del siglo XXI. Madrid: Instituto Marxista de Economía, 2014.
MORSCHBACHER, M. Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.4, n.1, p.230, jun.2012.
NOZAKI, H. T. Diretrizes curriculares, formação unificada e campos políticos na educação física brasileira: em defesa do marxismo. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.1, p.72-85, abr.2017.
PAES NETO, G. P.; FRANÇA, N. F.; FURTADO, R. S. Teoria do conhecimento, Epistemologia e Materialismo Histórico Dialético na pesquisa e no trabalho pedagógico em Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.99-107, ago.2017.
______. Esporte, Cultura Corporal e Pedagogia Histórico Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.10, n.2, p.175-184, ago. 2018.
PAES NETO, G. P.; FURTADO, R. S.; OLIVEIRA, C. M. de. Esporte, Cultura Corporal e Hegemonia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.8, n.1, p.227-236, abr.2017.
PUPIO, B. C. As disputas pela direção da formação de professores de Educação Física no Brasil (1980-2012). Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.6, n.1, p.279, jun.2014.
SÁ, K. O. de. Pressupostos ontológicos da produção do conhecimento do lazer no Brasil-1972 a 2008: realidade e possibilidades na pós-graduação e graduação em Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.1, n.2, p.149, jan.2010.
SACARDO, M.; SILVA, R. H. dos R. A crítica crítica dos giros epistemológicos e/ou linguísticos do debate político-epistemológico da área da Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.26-39, ago.2017.
SILVA, G. G. da. As manifestações da consciência política entre professores de Educação Física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.3, n.1, p.50-61, fev.2011.
SILVA, I. C. Produção do conhecimento dos professores do curso de licenciatura em educação física da UFBA: realidade e possibilidade na formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.241-244, ago.2017.
SILVA, M. B. Contribuições da educação física escolar para a formação omnilateral do ser social: uma reflexão à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.9, n.2, p.249, ago.2017.
SILVA, W. J. L. Crítica à Teoria Pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.3, n.2, p.143, dez.2011.
SILVEIRA, P. S. da. Formação da consciência e produção da existência: apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.5, n.1, p.239, jun.2013.
TEIXEIRA, D. R. A necessidade histórica da cultura corporal: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária-MST/Bahia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v.3, n.1, p.160, fev.2011.
TROTSKY, L. O Programa da Transição. In: MARX, K., ENGELS, F.; TROTSKY, L. O Programa da Revolução. Brasília: Nova Palavra, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).