Educação Física na Germinal: 10 anos de contribuições em defesa do Marxismo

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel UFBA
  • Cássia Hack Universidade Federal do Amapá
  • Márcia Morschbacher Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29215

Palavras-chave:

Educação Física Marxista, Educação Física Dialética Materialista Histórica, Educação Física na Germinal.

Resumo

Este texto apresenta balanço das contribuições da área da Educação Física em Germinal: Marxismo e Educação em Debate. A análise considerou os desafios do tempo histórico, reconhecendo limites, contradições frente às contingências. Nas conclusões são apresentadas possibilidades superadoras considerando a luta de classes, no contexto brasileiro de avanços das forças destrutivas na economia, da extrema-direita neofascista na política, com a consolidação do Estado militarizado e de exceção e, na educação e ciência com a negação da verdade, o esvaziamento dos currículos de conteúdos nucleares, a destruição da razão humana e os ataques contra o marxismo.

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Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, UFBA

Celi Nelza Zülke Taffarel Departamento III - Educação Física da FACED UFBA, Professora Titular Pesquisadora 1 D do CNPq. Iniciou estudos de Graduação em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1974) e concluiu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1976). Estudou também no Curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (1977-1978). Possui especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e pós-doutorado pela Universitat de Oldenburg, Alemanha (1999). Atuou em Seminários Internacionais, sob a Coordenação do Intercâmbio Acadêmico com o Professor Dr. Reiner Hildebrandt-Straman da Universidade de Braunschweg, em instituições de Portugal, Espanha e Alemanha. Pesquisadora Nível 1 do CNPq. Diretora da Faculdade de Educação da UFBA (Gestão 2008 a 2011). Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) por duas gestões (1987-1989; 1989-1991). Compôs direção do ANDES-SN no bloco da Tesouraria (2000-2002) e exerceu a função de Secretaria Geral do ANDES-SN (2002-2004). É professora Titular da FACED/UFBA, ex-coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA. Coordenou o Primeiro Curso de Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da FACED/UFBA e, atualmente, é coordenadora do Curso Especial de Licenciatura em Educação do Campo da FACED/UFBA, http://www2.faced.ufba.br/educacampo, projeto piloto no Brasil, juntamente com as Universidades UnB, UFMG, UFS, UFBA. Atuou no Curso de Pedagogia da Terra, no Centro de Formação do MST Carlos Marighella no extremo sul da Bahia. Coordenou o Projeto de Elevação de Escolarização de Trabalhadores Rurais Sem Terra pelo PRONERA na FACED/UFBA (2003-2005). Representa a UFBA no Colegiado estadual do PRONERA da Bahia (2008-2011). Participa da coordenação do Grupo de Pesquisa LEPEL/FACED/UFBA http://www.lepel.ufba.br/rede.htm, e da REDE LEPEL nordeste que integra Grupos da UFPb, UFRPE, UFAL, UFS, UFRB, UEFS, juntamente com o professor Dr. Claudio de Lira Santos Júnior (2000-2011). Coordena o Pólo da REDE CEDES – Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e de Lazer, relacionado com o LEPEL/FACED/UFBA http://www.faced.ufba.br/redecedesufba/redecedesufba2index_arquivos/page0001.htm , e o Pólo de Referência em Educação do Campo da UFBA. Contribuiu com a formação de 80 pós-graduandos, especialistas, mestres e doutores e publicou mais de 200 textos em livros, periódicos. Em meios eletrônicos são, aproximadamente, 245 textos publicados http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ com mais de 27 mil acessos. Coordena atualmente a pesquisa sobre Diagnóstico Nacional do Esporte. Tem experiência acumulada no exercício da docência, na realização de pesquisas e de atividades de extensão em duas grandes linhas: Educação Física, Esporte e Lazer, com ênfase em: Trabalho Pedagógico; Epistemologia, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Produção do conhecimento científico em Educação Física, Esporte e Lazer; Políticas Públicas de Esporte e Lazer; Ensino e Aprendizagem em conteúdos específicos do Esporte e da Ginástica; Projeto Político Pedagógico, Currículo e Diretrizes Curriculares para a Educação Física, Esporte e Lazer. Educação, com ênfase na Educação do Campo, atuando na Escola do Campo, na Formação de Professores para a Escola do Campo – Licenciatura em Educação do Campo, na produção do conhecimento sobre Educação do Campo, Políticas Públicas para a Educação do Campo, projeto político pedagógico e trabalho pedagógico, na Educação do Campo. É Militante cultural, internacionalista, da IV Internacional Reproclamada, colaborando com movimentos de luta social da classe trabalhadora – nos sindicato, no partido e, em movimentos de trabalhadores, Sem Terra (MST) e Desempregados (MTD). Endereço: FACED

Cássia Hack, Universidade Federal do Amapá

Cursou Licenciatura Plena em Educação Física e Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Especialização em Historiografia e Metodologia do Ensino e da Pesquisa de História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira; Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Área de Concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estágio na Università degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale (UNICAS - Itália). Desde outubro de 2009 é Professora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo e Educação Física atuando nos campos da Educação Física Escolar, Formação de Professores/as, Mídia e Educação/Educação Física/Esportes/Lazer. Membro fundadora do Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva e do Laboratório de Mídia (LaboMídia) da Universidade Federal de Santa Catarina (www.labomidia.ufsc.br). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (NEPEFEL), do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas e do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas (UNIFAP). Membro do LEPEL UFBA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Federal da Bahia. Membro do GEPEC UFBA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB).

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação (CE/UFSM). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com período de Doutorado-Sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Educação com Concentração em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC e Licenciada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL/FACED/UFBA. É membro do Comitê Científico do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuação na coordenação adjunta na gestão 2017-2019. Temas principais: trabalho científico; trabalho pedagógico; formação de professores de Educação Física; teoria do conhecimento; teoria pedagógica; Educação Física Escolar; abordagens pedagógicas da Educação Física.

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

Taffarel, C. N. Z., Hack, C., & Morschbacher, M. (2019). Educação Física na Germinal: 10 anos de contribuições em defesa do Marxismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 142–154. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29215