A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional

Autores

  • Maria de Fatima Felix Rosar Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29195

Palavras-chave:

política educacional, história da educação, capitalismo

Resumo

Resumo: Destaca-se neste artigo a necessidade de se compreender a política educacional como uma das formas de expressão da desigualdade intrínseca à estrutura da sociedade de classes. A análise e interpretação percuciente da política educacional brasileira, nesse contexto, tem sido a tônica da contribuição dos autores dos artigos da Germinal nos quais são destacadas as particularidades desse processo histórico, como se pretende ressaltar ao revisitar parte da produção contida nos diversos números editados, desde o ano de 2009.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Felix Rosar, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Estágio de pós-doutorado em Política Educacional na USP. Docente da UFMA e integrante da coordenação colegiada do HISTEDBR-MA.

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Publicado

2019-05-12

Como Citar

Felix Rosar, M. de F. (2019). A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 40–55. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.29195