A educação profissional como objeto de pesquisa na Revista Germinal
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28817Palavras-chave:
Balanço. Educação Profissional. Sentidos.Resumo
Objetiva-se, com este texto, fazer balanço dos documentos publicados pela Revista Germinal sobre o tema da Educação Profissional. Almeja-se apresentar, tanto do ponto de vista quantitativo quanto do qualitativo, o escopo dos manuscritos que os autores submeteram ao debate sobre o referido tema. Dessa maneira, colabora-se com a edição de comemoração de 10 anos da Germinal ao se apontar qual o espaço que os estudos ocupam para a Educação Profissional e seus sentidos.
Downloads
Referências
ARRUDA, E. E.; BRITO, S. H. A. Expansão e empresariamento da educação profissional de nível médio em debate. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 42-53, 2014.
BATISTA, R. L. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 205, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2018.
CHISTÉ, P. S. Formação do adolescente no ensino médio integrado: contribuições dos estudos de Vigotski. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 2, p. 121-131, 2017.
COSTA, E. F. L. B. Trabalho e carreira docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 1, p. 304-305, 2017.
DORE, R. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 344, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br.>. Acesso em: 05 nov. 2018.
FERRETTI, C. J. Desenvolvimento nacional e regional e as demandas ao campo da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 54-64, 2014.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A educação de trabalhadores no Brasil contemporâneo: um direito que não se completa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 65-76, 2014.
NASCIMENTO, M. N. M. História, Trabalho e Educação no Brasil: os primórdios da educação profissional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 3, n. 2, p. 15-25, 2011.
PEREIRA, M. F. R. Educação socialista: desafios teórico-práticos. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 10, n. 2, p. 1-3, 2018.
REVISTA GERMINAL. Foco e Escopo. 2009. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/editorialPolicies#focusAndScope>. Acesso em: 15 set. 2018.
SANTOS, J. D. G. A profissionalização imposta por decreto: notas sobre a reformulação neoliberal na educação dos trabalhadores brasileiros. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 3, p. 230-240, 2017.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politécnica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.
SILVA, J. C.; MUFATTO, L. M.; SZEUCZUK, A. Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, n. 2, p. 267-270, 2016.
SILVA, M. G. Educação profissional, capital e força de trabalho no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 2, p. 283-289, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).