A educação profissional como objeto de pesquisa na Revista Germinal

Autores

  • Izaias Costa Filho Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28817

Palavras-chave:

Balanço. Educação Profissional. Sentidos.

Resumo

Objetiva-se, com este texto, fazer balanço dos documentos publicados pela Revista Germinal sobre o tema da Educação Profissional. Almeja-se apresentar, tanto do ponto de vista quantitativo quanto do qualitativo, o escopo dos manuscritos que os autores submeteram ao debate sobre o referido tema.  Dessa maneira, colabora-se com a edição de comemoração de 10 anos da Germinal ao se apontar qual o espaço que os estudos ocupam para a Educação Profissional e seus sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izaias Costa Filho, Instituto Federal do Paraná

Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (Tepe/UTP) da mesma instituição.

Referências

ARRUDA, E. E.; BRITO, S. H. A. Expansão e empresariamento da educação profissional de nível médio em debate. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 42-53, 2014.

BATISTA, R. L. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 205, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2018.

CHISTÉ, P. S. Formação do adolescente no ensino médio integrado: contribuições dos estudos de Vigotski. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 2, p. 121-131, 2017.

COSTA, E. F. L. B. Trabalho e carreira docente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 1, p. 304-305, 2017.

DORE, R. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 344, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br.>. Acesso em: 05 nov. 2018.

FERRETTI, C. J. Desenvolvimento nacional e regional e as demandas ao campo da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 54-64, 2014.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A educação de trabalhadores no Brasil contemporâneo: um direito que não se completa. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, n. 2, p. 65-76, 2014.

NASCIMENTO, M. N. M. História, Trabalho e Educação no Brasil: os primórdios da educação profissional. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 3, n. 2, p. 15-25, 2011.

PEREIRA, M. F. R. Educação socialista: desafios teórico-práticos. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 10, n. 2, p. 1-3, 2018.

REVISTA GERMINAL. Foco e Escopo. 2009. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/about/editorialPolicies#focusAndScope>. Acesso em: 15 set. 2018.

SANTOS, J. D. G. A profissionalização imposta por decreto: notas sobre a reformulação neoliberal na educação dos trabalhadores brasileiros. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 3, p. 230-240, 2017.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politécnica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.

SILVA, J. C.; MUFATTO, L. M.; SZEUCZUK, A. Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 8, n. 2, p. 267-270, 2016.

SILVA, M. G. Educação profissional, capital e força de trabalho no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 2, p. 283-289, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

Costa Filho, I. (2019). A educação profissional como objeto de pesquisa na Revista Germinal. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(3), 90–110. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28817