A QUESTÃO EDUCACIONAL NAS OBRAS DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS. 2013.

Autores

  • Mario Borges Netto UFTO

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13101

Palavras-chave:

Marx e Engels. Marxismo e educação. Formação da classe trabalhadora. Instrução pública.

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo problematizar as proposições de Marx e Engels sobre a educação, tendo como referência a crítica ao modo de produção capitalista e a necessidade de sua superação. Para tanto, o trabalho está organizado em duas partes: na primeira, investigamos o contexto histórico em que Marx e Engels viveram, com o propósito de melhor compreender a base material sobre a qual o materialismo histórico dialético se erigiu. Na segunda parte, problematizamos a instrução europeia nos séculos XVIII e XIX e a inserção de Marx e Engels no debate educacional de seu tempo. Por meio da pesquisa é possível perceber que a questão educacional nas obras de Marx e Engels está associada aos seus estudos sobre o desenvolvimento do modo de produção capitalista e seus desdobramentos contraditórios na organização da vida social. Isso implica, portanto, considerar a função desempenhada pela educação escolar na manutenção e expansão do capitalismo, bem como, contraditoriamente, em que medida ela contribui para o projeto revolucionário da classe trabalhadora em vista da construção do comunismo. Ao concluir esta dissertação notamos que Marx e Engels não construíram uma pedagogia, tão pouco uma teoria educacional, senão um amplo sistema teórico sobre a sociedade capitalista que na sua totalidade abarcou as questões acerca da formação humana, da educação da classe trabalhadora e da instrução pública. Contudo, entendemos o legado marxiano como uma perspectiva revolucionária que se mantém atual no desvelamento da sociedade capitalista, pois possibilita e potencializa a transformação revolucionária da realidade. Por isso, os estudos de Marx e Engels são necessários à problematização da educação, que ao propor a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre pensar e fazer, faz a defesa intransigente de uma formação humana integral, centrada em conteúdos que está para além da ordem do capitalismo. 

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Biografia do Autor

Mario Borges Netto, UFTO

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins / Campus Tocantinópolis, lotado no Curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Marxismo (GEPHEM) cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Área de Pesquisa: História da Educação; Marxismo e Educação. Dissertação elaborada sob a orientação do Professor Dr. Carlos Alberto Lucena. 

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Netto, M. B. (2014). A QUESTÃO EDUCACIONAL NAS OBRAS DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS. 2013. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 207. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13101

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos