OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12735Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Critica, Prática Docente, Práxis TransformadoraResumo
Resumo: O objetivo do artigo que ora apresentamos é proporcionar aos educadores e demais trabalhadores da educação algumas reflexões sobre a prática docente. O fio condutor para a elevação de uma prática social caótica, ou, na melhor das hipóteses precária, ao patamar de uma práxis revolucionária, superadora dos limites da prática docente contingente, é a compreensão da centralidade do trabalho como principio educativo no desenvolvimento da omnilateralidade, não somente dos alunos, como também de todos os envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem, destacando-se os docentes. Tal processo se concretiza de forma satisfatória quando permite a ambos, educadores e educandos, um nível elevado de consciência sobre a prática social que desenvolvem, superando o senso comum. Por meio da consciência filosófica, damos um passo significativo rumo à catarse, fonte de novas iniciativas para uma prática social transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).