OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Eraldo Leme Batista
  • Marcos Roberto Lima

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12735

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Critica, Prática Docente, Práxis Transformadora

Resumo

Resumo: O objetivo do artigo que ora apresentamos é proporcionar aos educadores e demais trabalhadores da educação algumas reflexões sobre a prática docente. O fio condutor para a elevação de uma prática social caótica, ou, na melhor das hipóteses precária, ao patamar de uma práxis revolucionária, superadora dos limites da prática docente contingente, é a compreensão da centralidade do trabalho como principio educativo no desenvolvimento da omnilateralidade, não somente dos alunos, como também de todos os envolvidos diretamente no processo de ensino aprendizagem, destacando-se os docentes. Tal processo se concretiza de forma satisfatória quando permite a ambos, educadores e educandos, um nível elevado de consciência sobre a prática social que desenvolvem, superando o senso comum. Por meio da consciência filosófica, damos um passo significativo rumo à catarse, fonte de novas iniciativas para uma prática social transformadora.

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Biografia do Autor

Eraldo Leme Batista

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, área de pesquisa Filosofia e História da Educação e vinculado ao Grupo de pesquisa HISTEDBR - Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná, HISTEDOPR. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, na área de Ciências Sociais na Educação. Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Graduado em História pelo Centro Universitário de Araras (2008). E-mail: eraldo_batista@hotmail.com.    

Marcos Roberto Lima

Graduado em História, mestre em Educação, doutorando em Educação pela UNICAMP, integrante do grupo de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), bolsista CNPq. Lima2782@terra.com.br

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Publicado

2015-02-27

Como Citar

Batista, E. L., & Lima, M. R. (2015). OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 168–177. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12735