EXPANSÃO E EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM DEBATE

Autores

  • Élcia Esnarriaga de Arruda UFMS
  • Silvia Helena Andrade de Brito UFMS

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.10908

Palavras-chave:

Educação técnica, empresariamento da educação, educação profissional

Resumo

O objeto deste artigo é a expansão e empresariamento da educação profissional técnica de nível médio no Brasil, apresentando também dados sobre Mato Grosso do Sul, entre 2001 a 2011. O objetivo é analisar a expansão e empresariamento da educação profissional técnica. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa documental e bibliográfica. Enfatize-se que no empresariamento da educação profissional, no Brasil e em Mato Grosso do Sul, durante o período estudado, verificou-se períodos de oscilação: entre 2001 a 2004, o setor privado apresentou um crescimento maior; e entre 2005 a 2011, o setor estatal expandiu-se mais. De toda forma, é importante salientar que ambos estiveram sempre em expansão.

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Biografia do Autor

Élcia Esnarriaga de Arruda, UFMS

Professora e pesquisadora do Curso de Psicologia/CCHS/UFMS

Atua nas áreas de Economia e Políticas de Educação

Silvia Helena Andrade de Brito, UFMS

Professora e pesquisadora do PPG em Educação e Curso de Ciências Sociais/CCHS/UFMS

Atua nas áreas de História e Políticas de Educação

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Arruda, Élcia E. de, & Brito, S. H. A. de. (2014). EXPANSÃO E EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM DEBATE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 6(2), 42–53. https://doi.org/10.9771/gmed.v6i2.10908