v. 5 n. 1 (2016): Danças negras na diáspora: transmissão, poéticas, epistemologias e produção cultural
No século XXI as universidades brasileiras estão sendo convocadas pela sociedade civil e os movimentos organizados a proceder com mudanças em seus currículos, programas, cursos, (cotas para inclusão de estudantes negros nos programas de pós-graduação) na perspectiva de contemplar os conhecimentos da arte e culturas africanas aqui transplantados e recriados.
O próximo número da Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, com sugestão de título Danças negras na diáspora: transmissão, poéticas, epistemologias e produção cultural, apresente um número com foco nos fazeres e saberes de dança engendrados pelos afrodescendentes na diáspora. Esse esforço congrega reflexões sobre a produção de dança, pautada na diversidade e complexidade das estratégias, temas, abordagens e metodologias de pesquisa, bem como na criação de um registro crítico sobre a presença e atuação de artistas negros nos espaços diversos de produção de conhecimento em dança. A chamada pretende visibilizar um rico panorama da produção acadêmica sobre os fazeres das danças negras elaboradas em contato com perspectivas educacionais, poéticas, políticas e teóricas no contexto multifacetado e politicamente tensionado da experiência diaspórica no Brasil e nas Américas.
A pertinência da proposta desta edição junto ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia é mais que oportuna e responde a necessidade de fomentar e difundir o que se produz e os autores que vem contribuindo neste campo específico de conhecimento. Assim como, dar visibilidade a produção de novos olhares propostos por autores estrangeiros com profícua produção ainda a ser traduzida no Brasil e entrevistas que reflitam sobre e divulguem os trabalhos de artistas negros(as) atuantes.
Nesse sentido, a chamada para os artigos podem ser direcionados aos campos temáticos aqui definidos como:
1- Danças Negras e suas formas de educação e transmissão de conhecimento.
2- Danças Negras, seus repertórios, epistemologias e as poéticas de (re)criação.
3- Danças Negras, gestão, produção cultural e políticas públicas.
Data limite para envio dos artigos: 15 de outobro de 2017