Inversões figurais do corpo dançante de Luís XIV

Autores

  • Ana Teixeira, Marcelo Fernandes PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14354

Palavras-chave:

Luis XIV, presença, representação, corpo político, dança barroca.

Resumo

Nesse ensaio, o pesquisador Mark Franko analisa quatro imagens do Rei da França Luís XIV (1638-1715), apresentadas em diferentes mídias, propondo uma discussão acerca dos conceitos de presença e de representação. O autor faz uma investigação precisa de cada imagem trabalhando com esses conceitos a partir de temas tais como: “original” e “cópia”, “corpo do Rei”, “corpo político”, “ideologia”, “dança barroca” e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Teixeira, Marcelo Fernandes, PUC/SP

Artista, professora e pesquisadora. Doutora em Comunicação e Semiótica (2012-PUC/SP) e mestre pelo mesmo programa (2008). Formada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1991-UCS-RGS), e em Arts du Spectacle Mention Danse (2002-Université Paris VIII-França). É professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP).

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Marcelo Fernandes, A. T. (2016). Inversões figurais do corpo dançante de Luís XIV. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(6). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14354

Edição

Seção

Tradução