DANÇA E LIQUIDIDADE

um estudo sobre tempo e imanência na dança contemporânea

Autores/as

  • Thereza Cristina Rocha Cardoso UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.8297

Palabras clave:

Corpo, Espaço, Tempo, Liquididade, Imanência

Resumen

Tão disseminada quanto equivocada é a associação do ofício do bailarino à execução e não à criação. Se no momento da apresentação, é ele quem efetivamente dança a dança que ali se dança, pergunta-se se não seria sempre criação o que ele faz. Os regimes composicionais em dança contemporânea agravam esta discussão quando tentam assegurar ao próprio jogo coreográfico procedimentos que tornem inevitável a participação do bailarino como criador do (seu) ato de dançar. Diante desta problemática, o presente artigo procura estudar as interrelações entre corpo, espaço e tempo na dança contemporânea estabelecendo diálogo com a coreografia Tempo Líquido (2006), de Maurício de Oliveira e Maria Alice Poppe, a fim de pensar uma política do gesto dançado na passagem da fluidez do movimento à liquididade espaço-temporal. Identifica a categoria líquida que dá nome à coreografia à liquididade e não à fluidez por compreende-la como imanência do corpo ao tempo, este entendido desde sempre como espaço-tempo. Para tanto, vai buscar nas filosofias da imanência, notadamente a de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o suporte teórico filosófico pertinente à revisão bibliográfica que realiza. Identifica a pausa como elemento de composição que possibilita à bailarina a gestão do espaço-tempo no momento da apresentação, responsável pelo caráter de criação franqueada à interpretação pelo jogo coreográfico. Ao tomar para si a administração do espaço-tempo, a intérprete age no fluxo e esta manobra apresenta-se como dispositivo ético-político do corpo de modo a manejar o curso da fluidez transformando-o em liquididade, aplicável a esta coreografia em particular e porque não a outras obras de dança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thereza Cristina Rocha Cardoso, UFC

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora de dança, dramaturgista e diretora de espetáculos. Professora do Programa de Pós-graduação em Artes e dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2013-08-12

Cómo citar

Cardoso, T. C. R. . (2013). DANÇA E LIQUIDIDADE: um estudo sobre tempo e imanência na dança contemporânea. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.8297

Número

Sección

Artigos