CORPO, DANÇA E CONTEXTO: APONTAMENTOS SOBRE A TÉCNICA DA DANÇA EM ABORDAGENS PLENAS

Autores/as

  • Victor Hugo Neves de Oliveira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7177

Palabras clave:

Corpo, Dança, Contexto, Técnica, Universidade

Resumen

Este artigo busca desenvolver apontamentos sobre as relações estabelecidas entre corpo, dança e contexto, associando e aproximando temáticas relacionadas à arte e à política a partir das experiências adquiridas e vivenciadas pelo autor no ensino superior de dança. Pretendemos analisar os fatores organizadores daquilo que concebemos como técnica da dança e redimensionar a discussão para as demandas de um corpo  pleno característico da cena contemporânea. Para tanto, elaboramos uma breve discussão sobre o lugar da técnica da dança não como processo normativo, mas como possibilidade de autodescoberta, relacionada não com a repetição gestual, mas com um devir experiencial que amplia as possibilidades da ação, do movimento, do corpo, da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Neves de Oliveira, UFPB

Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Associado do NEPCênico/UFPB onde desenvolve pesquisas sobre Corpo, Ritual e Performance. Doutorando em Ciências Sociais (UERJ), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Dança (UFRJ).

Publicado

2013-08-12

Cómo citar

Oliveira, V. H. N. de. (2013). CORPO, DANÇA E CONTEXTO: APONTAMENTOS SOBRE A TÉCNICA DA DANÇA EM ABORDAGENS PLENAS. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7177

Número

Sección

Artigos