O MOVIMENTO COMO DISPOSITIVO DE PODER

Autores

  • Edna Christine Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7081

Palavras-chave:

Movimento, Dispositivo de poder, Biopolítica, Dança, Educação

Resumo

O movimento, desde o século XII, vem sendo utilizado como um dispositivo de poder. O controle do gesto, espaço e tempo geram a normatização do corpo-individual e avança para o corpo-social. As instituições de ensino reproduzem essa ação coibindo o movimento de discentes e docentes. É necessário considerar que crianças e adolescentes se comunicam principalmente por meio do movimento. Este artigo propõe discutir os apontamentos em torno desse assunto para entender melhor a relevância da pesquisa em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Christine Silva

Artista, pesquisadora em Dança e Movimento. Mestre em Comunicação e Semiótica – PUCSP, sob a orientação da Profª Drª Christine Greiner. Idealizadora e fundadora da Ekilíbrio Cia de Dança. Professora de Dança da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora atuando na assistência técnica aos projetos de arte, desenvolvidos nas escolas – curriculares e extracurriculares - SAM/DEAP/SE/ PJF. Docente do curso de formação continuada “A Dança na Escola”.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Silva, E. C. (2013). O MOVIMENTO COMO DISPOSITIVO DE PODER. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v1i1.7081

Edição

Seção

Artigos