DESENHOS NO CHÃO E PINTURAS NO AR

Autores/as

  • Débora Campos de Paula UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v5i1.42876

Palabras clave:

Corpo, Educação, Dança Afro-brasileira.

Resumen

A proposta deste artigo é discutir a importância do corpo como protagonista no processo de autoconhecimento e produção de saber, em consonância com um ambiente propício aos diálogos de corpo, à experiência e à reflexão. Pretende-se apontar algumas pistas que instiguem o leitor ao exercício imaginativo de deslocar o centro do pensamento de uma perspectiva hegemônica para um olhar pessoal e ao mesmo tempo coletivo de percepção do corpo-pensamento.1 O espaço no qual se desenvolveram estas investigações e de onde emergiram estas questões são as aulas de dança afro. O foco é a busca de uma dança em afroperspectiva que informe diferentes possibilidades de mover-se com base na relação com a ancestralidade, com a coletividade e com o autoconhecimento.

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Biografía del autor/a

Débora Campos de Paula, UFRJ

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e graduada
em Educação Física pela UFRJ. É artista, intérprete/pesquisadora, coreógrafa e preparadora corporal.
Integra o Coletivo Muanes Dançateatro, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Paula, D. C. de. (2020). DESENHOS NO CHÃO E PINTURAS NO AR. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 5(8). https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v5i1.42876