A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA PELA LUDICIDADE DO JONGO

Autores

  • Margareth dos Anjos Santos Uerj

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v5i1.42873

Palavras-chave:

Jongo, Identidade, Autoestima, Criança Negra.

Resumo

Este trabalho pretende identificar e analisar como as crianças negras significam as rodas de Jongo e se as experiências por elas vivenciadas podem influenciar a construção de suas identidades. O Grupo Afrolaje, do Rio de Janeiro, foi escolhido para este estudo, pois em suas atividades as crianças estão sempre presentes. Para tanto, analisamos a trajetória do grupo, os elementos que constituem o Jongo e o comportamento das crianças em relação a essa cultura e a todo o processo de construção identitária. A pesquisa nos fez refletir sobre possíveis comportamentos que podem ser estimulados pela prática da dança e pela construção de identidades. Buscamos envolver o Jongo e as definições de seus elementos formadores com as narrativas das rodas, além de analisar como manifestações antes marginalizadas começam a ser apropriadas pelas crianças. Nesse sentido, em uma sociedade que historicamente ensina aos negros que é preciso negar-se para ser aprovado, é um desafio construir uma identidade negra positiva.

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Biografia do Autor

Margareth dos Anjos Santos, Uerj

Doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas
também pela Uerj. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros dessa instituição (Neab/Uerj).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, M. dos A. (2020). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA PELA LUDICIDADE DO JONGO. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 5(8). https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v5i1.42873