Retorno Renovado: a constituição do acervo Gouvêa-Vaneau

Autores/as

  • Célia Gouvêa Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.16129

Palabras clave:

acervo, dança, teatro.

Resumen

O presente artigo concentra-se no processo de realização do acervo “Décadas de dança - preservação e compartilhamento do acervo Gouvêa-Vaneau”, que abrange mais de seis décadas (1948-2012) e visa informar, fornecer referências e produzir conhecimento. Contem itens que concernem à dança, ao teatro e às artes visuais. A trajetória artística de Célia Gouvêa e Maurice Vaneau é inserida nos contextos em que foi gerada. Relata o processo de constituição do acervo e percorre suas várias etapas, com o propósito de compartilhar e incentivar novos acervos artísticos. Inicialmente, questiona o conceito de efêmero, em relação ao permanente. A partir do pensamento de Friedrich Nietzsche, defende que a história deve servir à vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Gouvêa, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda no Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (doutorado direto). Graduada em licenciatura pelo curso de Filosofia da Faculdade de São Bento (2012). Formada pelo MUDRA de Maurice Béjart, em Bruxelas/Bélgica, voltado à interação entre as várias linguagens artísticas (1970-1973). Foi co-fundadora do Grupo CHANDRA (Teatro de Pesquisa de Bruxelas). Em 1974, iniciou no Teatro de Dança Galpão, em parceria com Maurice Vaneau, um movimento renovador da dança, através de uma perspectiva multidisciplinar, com o espetáculo Caminhada, saudado pelo crítico Sábato Magaldi como um espetáculo perfeito... um novo caminho e uma nova linguagem. Foi artista em residência na Universidade de Illinois, em Champaign-Urbana (1977). Criou mais de 60 coreografias.

Publicado

2017-01-23

Cómo citar

Gouvêa, C. (2017). Retorno Renovado: a constituição do acervo Gouvêa-Vaneau. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(7). https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.16129

Número

Sección

Artigos