DRAMATURGIA DA DANÇA: a inerência entre forma e sentido no movimento
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.20894Abstract
Esse artigo, aqui apresentado no formato de carta, foi retirado da tese de doutorado defendida junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PUCSP), em 2005, sob o título: Formas de Comunicação no Corpo – novas cartas sobre a Dança. A seleção, dessa carta em especial, se deve ao fato de ter sido escrita para Jean- Georges Noverre (1727-1809), notável mestre de balé que solucionou a questão da ex- pressividade na dança, presente nas pesquisas coreográficas de seu tempo. Noverre se destaca, entre outros mestres também ocupados com a mesma questão, por entender que técnica e expressividade coabitam a composição da ação dramática no corpo que dança. Ao estudar a inerência entre habilidade técnica e potencialidade expressiva do movimento, Noverre dedica sua investigação artística aos aspectos comunicacionais da dança, fato que resultou numa grande revolução nos entendimentos vigentes, eviden- ciada na proposição do seu Balé de Ação, onde a equação técnica-expressividade se efetiva. Seu posicionamento crítico e político desestabilizam as dramaturgias institucionais imple- mentadas pelo Balé de Corte e pela Ópera-Balé. Os entendimentos de corpo, treinamento, movimento, coreografia e cena ganham outros contornos a partir de Noverre.
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