Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os textos deverão seguir as DIRETRIZES DE SUBMISSÃO DA REVISTA DANÇA VOL 9 – N12
  • Os textos devem ser inéditos para publicação, redigido levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT (NBR 6022; NBR 6023), submetidos preferencialmente sem identificação de autoria.
  • Deverá ser informado, preferencialmente no texto submetido, qual a seção da Revista a que se refere à submussão e, também, indicar esta seção no momento da submissão no site.
  • Organização do texto: TÍTULO (centralizado, em caixa alta e negrito, seguido de dois pontos, caso haja subtítulo, em caixa baixa e negrito); NOME DO AUTOR, (alinhado à direita), seguido de asteriscos para inserção de nota de rodapé e para inserção de filiação Institucional, breves dados do currículo e e-mail (máximo de 3 linhas, em português); RESUMO (com máximo de 200 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras), escritos no idioma do artigo (português). Em seguida a inserção da versão em Língua Inglesa do título, resumo e palavras-chave. No caso de resenhas, estas deverão incluir o título em inglês abaixo do título em português e, após o texto, a ficha técnica (referência do livro resenhado e outras referências citadas no texto, casa houver);
  • Para a publicação de tradução é obrigatório no ato do envio da proposta, o encaminhamento de um documento, devidamente assinado, com a autorização do autor do texto e da editora, caso seja necessário, permitindo a publicação do seu texto em versão na Língua Portuguesa;
  • Os conceitos emitidos em textos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  • Todos os textos serão submetidos ao sistema peer review (revisão por pares, duplo-cega). Os textos que não atenderem às normas acima descritas, não serão submetidos à seleção.

Diretrizes para Autores

REVISTA DANÇA VOL 9 – N12

 As editoras da REVISTA DANÇA VOL 9 – N12 são Daniela Bemfica Guimarães (UFBA/ PPGDança), Lenira Peral Rengel (UFBA/PPGDança), Maria de Lurdes Barros (UFRN/PPGDança).

 

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

       1.Submissões para pessoas:

Mestrandas com orientadoras;

Mestres só com Doutoras;

Doutorandas;

Doutoras;

  1. A submissão de textos deve ser efetuada exclusivamente via sistema eletrônico https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/announcement/view/765 no qual as pessoas autoras devem ter efetuado cadastro prévio, inclusive coautoras;

       3. O volume foi pensado com quatro Sessões, a saber:

I Angularidades: Esta sessão traz Artigos Científicos que abarcam o dossiê temático do Periódico, tecida por variados ângulos; a saber "Dança, audiovisual e criação contemporânea: interfaces, atualizações e experimentações".  A proposição do tema do dossiê é de Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/PPGDança). Nesta sessão, são sugeridos tópicos como proposições ou provocações para possíveis diálogos com a temática do referido dossiê:

  • Interação Dança/ Cinema/ Vídeo em atualização crítica;
  • Videodançares negros e as encruzilhadas tecnológicas;
  • Performances de dança no cinema documentário;
  • Dança expandida e acessibilidade audiovisual;
  • Imagens de dança enquanto performances dançadas;
  • Danças audiovisuais e suas críticas de dança;
  • Escrituras da dança no corpo-imagem hiperconectado;
  • Processos imagéticos de dança em distopias e dissidências;
  • Escritas performativas com o dançar audiovisual;
  • Interseccionalidades na criação entre dança e audiovisual.
  • Dança no contexto audiovisual pandêmico;
  • Audiovisualidades em dança e culturas populares. 

        Esta Sessão I pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;

 

As demais sessões abaixo podem ou não dialogar com o dossiê temático do periódico:

II Espiralidades: Esta sessão traz Ensaios. Sessão II pode ser composta por textos de pessoas convidadas;

III Transversalidades: Esta sessão é composta por: a) Diários de Dança (são textos que abarcam processos criativos, diários de processos, etc.); b) Conferências (transcritas pela própria pessoa ou com documento de autorização assinado para quem vai fazer a transcrição, a ser anexado no ato da submissão); c) Tradução (com documento de autorização assinado, pela pessoa autora e/ou a editora permitindo a tradução, a ser anexado no ato da submissão); d) Voos (homenagens, biografias, relatos sobre pessoas da Dança do presente e do passado); e) Resenhas; f) Entrevistas. A sessão III pode ser composta por textos de pessoas convidadas e pessoas que insiram seus textos para submissão;

A quarta sessão poderá trazer assuntos de Dança que não estão no dossiê temático do periódico:

IV Multidimensionalidades: Esta sessão traz Artigos Científicos com temáticas distintas deste Periódico. A Sessão IV é pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;

       4. Os textos devem ser inéditos para publicação, redigidos levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT (https://abnt.org.br/ - ABNT NBR 10520:2023, ISBN: 978-85-07-09733-4, segunda edição 19.07.2023)

       5. Sobre uso imagens ou fotos: Seguir as normas ABNT;

       6. Nenhuma forma de identificação autoral deve estar presente no documento, sendo solicitado ao autor que retire inclusive informações que o software porventura registre automaticamente;

        7. Sobre a formatação específica dos trabalhos em modalidade Artigo Científico Sessão I Angularidades e Sessão IV Multidimensionalidades: devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol;

         8. O Título e subtítulo (se houver) do trabalho devem ser feitos nos três idiomas referidos no item 7;

         9. O Resumo deve ser feito nos três idiomas referidos no item 7;

         10. O Resumo deve ter de 100 a 200 palavras e Palavras-chave (3 a 4, separadas por ponto e vírgula e em letra maiúscula). Estes mesmos quesitos devem estar nos outros idiomas;

          11. Quantidade de páginas: mínimo 14 e máximo 24 páginas (com todas as partes constituintes);

          12. Os textos devem estar formatados em arquivo do software Word e deverão ser digitados com fonte Arial, corpo 12, com espaçamento 1,5 cm:

  • a) sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002); citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(a) de onde foram retiradas;
  • b) As citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e com recuo a quatro centímetros da margem esquerda;
  • c) Margens justificadas com parágrafos a 3 cm das margens esquerda e direita (padrão Office 2003 Default);
  • d) Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
  • e) Itálico usado para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
  • f) Sublinhado usado apenas para URL (vídeos, sites, etc);
  • g) Fotos e figuras, como já instruído anteriormente no que concerne às regras da ABNT (indicação de como obter acesso no item 4) devem ser identificadas com algarismos arábicos e apresentadas no corpo do manuscrito, com resolução mínima de 300 dpi. Por questões de diagramação, expressões como “a foto acima/abaixo” não devem ser utilizadas. As tabelas devem ser editadas em preto e branco, com traços simples e de espessura 0,5 ponto (padrão Word).
  • h) As notas de rodapé devem ser apresentadas no fim de cada página e numeradas. Essas notas devem ser usadas preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, entre outros.
  • i) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT;
  • j) As referências no corpo do texto devem usar o sistema pessoa autora/data da seguinte forma: (Sobrenome da pessoa autora, ano) para citações indiretas e o sistema pessoa autora/data/página (Sobrenome da pessoa autora, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Santos, 2024) ou (Soares, 2010, p. 40). Diferentes títulos da mesma pessoa autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Martins, 2023a, p. 32);
  • k) Ao final do texto, as referências completas das obras citadas devem ser informadas após a palavra REFERÊNCIAS escrita em caixa alta e seguida de espaçamento duplo. As obras que necessitaram de uso de letra para diferenciação devem ser identificadas conforme o item (j).

        13. Resenhas: mínimo 3 e máximo 5 páginas; Traduções: mínimo 10 e máximo 20 páginas, Diário de Dança, Conferência, Voos, Entrevistas, Ensaios (mínimo de 5 e máximo de 15 páginas)

        14. Exemplos:

Livros: 

  • Livro com 01 autor: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

KATZ, Helena. Um Dois, Três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.

  • Livro com até 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

SEMOG, Ële; NASCIMENTO, Abdias. Abdias Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de janeiro: Pallas, 200        

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

PAIXAO, Maria de Lurdes Barros da; SANTOS, Maria Consuelo Oliveira. Entrelaçamentos entre filme - videodocumentário-dança-teatro: um diálogo entre a obra de Pina Bausch e a de Wim Wenders. In; MARTINS, Ernani Rosa (org). Comunicação e Inovação: impactos, experiências e contribuições em pesquisa. São Paulo: Editora Científica Digital, 2023. p. 45-71. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/entrelacamentos-entre-filme-video-documentario-danca-teatro-um-dialogo-entre-a-obra-de-pina-bausche-a-de-wim-wenders. Acesso em 10 de abril de 2024.

 

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Guimarães, Daniela. Algumas afinidades entre o vídeo e a improvisação cênica. Ivani Santana, org. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa das Artes em dança. Digital, 2 (1): [p. 74 a 97]. Salvador, Junho. 2015.

 

Teses e dissertações:

BARROSO, H. C. Dança Joaquim com Zabé, Luiz com Iaiá, dança Janjão com Raqué e eu com Sinhá: a espetacularização da festa e o caráter performativo do gênero nos festejos juninos. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42336/1/2019_tese_hcbarroso.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.

SANTANA, Thiago da Silva. Ações corporais Labanianas traçando diferenças/semelhanças dos corpos múltiplos na dança. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32121 . Acesso em: 16 de abril de 2023.

 

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: www.xyz.com.br. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

         15. Pessoas autoras estrangeiras: o texto será mantido na língua original da pessoa serão respeitadas as normas de referenciação do país de origem.

         16. Os conceitos emitidos em textos assinados são de responsabilidade exclusiva das pessoas autoras.

         17. Casos omissos serão deliberados pela Equipe Editorial.

         18. Todos os textos serão submetidos ao sistema revisão por pares; 

          19. Os textos que não atenderem às normas descritas, não serão submetidos à seleção;

           20.Para acesso ao sistema de submissão, é necessário que as pessoas autoras se cadastremno sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessaro sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão. Para conhecer mais entre na seção Sobre a Revista e leia as políticas de publicação, bem como as Diretrizes para Autores.

Artigos

Os artigos devem ser inéditos, redigidos levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT e as da Revista Dança, as quais estão especificadas no item Normas. Esta seção recebe artigos com temas variados, pertinentes ao campo da Dança e/ou em suas relações articulações com outras áreas. A submissão é em fluxo contínuo, com avaliação por pares (duplo-cego). 
Idioma aceito: português

Resenha

Espaço dedicado a difusão de resultados de importantes eventos nacionais e internacionais bem como a divulgação de livros lançados no período máximo de dois anos anteriores à edição. As resenhas são submetidas à revisão por pares e devem atentar as normas da Revista.
Idioma aceito: Português

Tradução

Serão aceitas traduções inéditas de artigos ou capítulos de livros de autores que são referência na área e cujas obras apresentam contribuições relevantes para a Dança. Para a publicação de tradução é obrigatório no ato do envio da proposta, o encaminhamento de um documento, devidamente assinado, com a autorização do autor do texto e da editora, caso seja necessário, permitindo a publicação do seu texto em versão na Língua Portuguesa.
Deverão ser encaminhados as duas versões do texto: a na língua original e a tradução.
Idioma aceito: português

Dossiê temático - Edição 09 (2021): As Escritas da Dança e as Críticas de Dança

As Escritas da Dança e as Críticas de Dança: entre o escrever, o dançar e o criticar 

O próximo número da Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança pauta-se no dossiê intitulado "As Escritas da Dança e as Críticas de Dança:  entre o escrever, o dançar e o criticar", com o intuito de instigar pesquisadoras e pesquisadores a refletirem e problematizarem a dança e a crítica em suas escrituras, tanto as escritas sobre as experiências de dança como as escritas especializadas sobre as configurações artísticas de dança. Consideramos ainda o debate sobre novas possibilidades e configurações da crítica de dança, relacionadas com as escritas críticas e as escritas de processo, concomitantes às constantes transformações do jornalismo cultural em tempos de convergência comunicacional. Nesse sentido, essa convocatória demarca um espaço direcionado à artigos, e também para resenhas e traduções, que discutam o papel das escritas e das escrituras na constituição do campo da Dança, compreendendo os agentes que constituem o fazer da escrita e da crítica em dança - os artistas e os críticos, sendo eles ou elas. Trata-se de uma chamada que busca dar visibilidade às relações entre a dança (o dançar) e a crítica (o criticar) com a escrita (o escrever), como também identificar as presenças, ausências e emergências nas experiências artísticas e comunicacionais de escrever criticamente com a dança e com a crítica. De outro modo, esta convocatória almeja dinamizar o debate em torno das escritas de dança, das escritas da crítica e das críticas de dança em ambientes artísticos e comunicacionais em termos político-performativos. Artigos correlacionados à temática desse dossiê serão acolhidos, com seleção à critério dos editores, como também a composição da seção especial de resenhas e traduções. Nesse sentido, a submissão para esta chamada pode ser direcionada e/ou transversalizada aos campos temáticos abaixo:

1- Escritas, danças e críticas na relação processo/produto/contextualização;
2- O discurso interseccional na produção crítica de/em dança;
3- Acompanhamentos críticos de processos de criação em Dança;
4- As escritas de dança no mundo indexado das mídias digitais e redes sociais;
5- O fazer-dizer da crítica de dança com a dança contemporânea;
6- A escrita jornalística: coimplicações entre dança e crítica;
7- A crise da crítica jornalística a partir de experiências e fatos de dança;
8- Corpo que dança e corpo que escreve: embates críticos, performativos e coevolutivos;
9- Dança como área de conhecimento na crítica especializada
10- As epistemologias da Crítica de Dança

Dossiê Temático Edição 10 - Dança e Improvisação

Chamada / Dossiê Temático
DANÇA E IMPROVISAÇÃO: corpos improvisacionais, danças improvisadas e improvisações dançadas

Coordenação editorial do dossiê temático:
Prof. Dr. Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/UFBA)

Editoras Convidadas
Profª. Drª. Lenira Peral Rengel (UFBA)
Profª. Drª. Daniela Guimarães (UFBA)

Previsão de publicação do dossiê:
Dezembro/2022


A intenção da chamada para a edição número 10 da Revista Dança é promover a Improvisação em Dança como dispositivo relacional de saberes-dizeres-fazeres outros com a temática Corpos Improvisacionais, Danças Improvisadas e Improvisações Dançadas.

Assim, esta chamada busca estimular diálogos, aproximações e tensões da Improvisação e(m) Dança com suas relações in/inter/trans/disciplinares. Objetiva a discussão sobre a Improvisação como campo e ação de pesquisa em Dança na Universidade e na Sociedade da qual a Universidade faz parte. E assim, possibilita fomentar as abordagens de processos e configurações nas perspectivas artísticas, estéticas, políticas, sociais e/ou educacionais, dentre outros aspectos e parâmetros que se mostrarem relevantes.

Nesse sentido, a Revista Dança aceita submissões de artigos, resenhas críticas, traduções e relatos de experiência (de caráter crítico e propositivo), trabalhando com fluxo contínuo (submissão a qualquer tempo) para textos relacionados a outros assuntos distintos da temática do referido dossiê. Esperamos receber colaborações de textos autorais e inéditos de pesquisadores/as, artistas-pesquisadores/as, docentes-professores/as, mestres/as, doutores/as. No momento da submissão, identificar no texto "Dossiê Edição 10".

Para submissão de artigos de pessoas pesquisadoras mestras/mestrandas e doutorandas, é exigida coautoria de pessoa doutora (com ou sem vínculo de orientação), a serem avaliados às cegas. Enfatizamos que, para resenhas críticas (livros e eventos) e traduções, tal exigência de coautoria não se aplica para pessoas pesquisadoras mestras e doutoras. Prevemos, também, a publicação de textos de pessoas autoras convidadas. Mais informações na seção Submissões

Sugerimos que os textos submetidos relacionem-se com os temas abaixo (caráter não obrigatório) como estratégia sensível de potencialização para a criação textual, considerando-as como desdobramentos ou possíveis conexões com a temática desta chamada:

  1. A dança na cena improvisada e a cena dançada na improvisação

  2. Corpos, danças e escritas improvisacionais como ações artísticas coimplicadas

  3. A coreografia e o coreográfico no corpo improvisacional da dança contemporânea

  4. A improvisação compositiva em dança e as tecnologias da imagem

  5. Corpos afrodiaspóricos e/ou transculturais na dança com improvisação

  6. A improvisação em dança e as dramaturgias do corpo interseccional

  7. As docências e as discências para corpos e danças improvisacionais

  8. Gênero e sexualidades do/no dançar improvisacional

  9. Dança improvisada e ação cognitiva do corpo

  10. Corpos (cosmo)políticos na improvisação de dança 

Diretrizes Revista Dança - Vol 9 N12

REVISTA DANÇA VOL 9 – N12

 As editoras da REVISTA DANÇA VOL 9 – N12 são Daniela Bemfica Guimarães (UFBA/ PPGDança), Lenira Peral Rengel (UFBA/PPGDança), Maria de Lurdes Barros (UFRN/PPGDança).

 

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

       1.Submissões para pessoas:

Mestrandas com orientadoras;

Mestres só com Doutoras;

Doutorandas;

Doutoras;

  1. A submissão de textos deve ser efetuada exclusivamente via sistema eletrônico https://periodicos.ufba.br/index.php/revistadanca/announcement/view/765 no qual as pessoas autoras devem ter efetuado cadastro prévio, inclusive coautoras;
  1. O volume foi pensado com quatro Sessões, a saber:

I Angularidades: Esta sessão traz Artigos Científicos que abarcam o dossiê temático do Periódico, tecida por variados ângulos; a saber "Dança, audiovisual e criação contemporânea: interfaces, atualizações e experimentações".  A proposição do tema do dossiê é de Joubert de Albuquerque Arrais (UFCA/PPGDança). Nesta sessão, são sugeridos tópicos como proposições ou provocações para possíveis diálogos com a temática do referido dossiê:

  • Interação Dança/ Cinema/ Vídeo em atualização crítica;
  • Videodançares negros e as encruzilhadas tecnológicas;
  • Performances de dança no cinema documentário;
  • Dança expandida e acessibilidade audiovisual;
  • Imagens de dança enquanto performances dançadas;
  • Danças audiovisuais e suas críticas de dança;
  • Escrituras da dança no corpo-imagem hiperconectado;
  • Processos imagéticos de dança em distopias e dissidências;
  • Escritas performativas com o dançar audiovisual;
  • Interseccionalidades na criação entre dança e audiovisual.
  • Dança no contexto audiovisual pandêmico;
  • Audiovisualidades em dança e culturas populares. 

        Esta Sessão I pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;

 

As demais sessões abaixo podem ou não dialogar com o dossiê temático do periódico:

II Espiralidades: Esta sessão traz Ensaios. Sessão II pode ser composta por textos de pessoas convidadas;

III Transversalidades: Esta sessão é composta por: a) Diários de Dança (são textos que abarcam processos criativos, diários de processos, etc.); b) Conferências (transcritas pela própria pessoa ou com documento de autorização assinado para quem vai fazer a transcrição, a ser anexado no ato da submissão); c) Tradução (com documento de autorização assinado, pela pessoa autora e/ou a editora permitindo a tradução, a ser anexado no ato da submissão); d) Voos (homenagens, biografias, relatos sobre pessoas da Dança do presente e do passado); e) Resenhas; f) Entrevistas. A sessão III pode ser composta por textos de pessoas convidadas e pessoas que insiram seus textos para submissão;

A quarta sessão poderá trazer assuntos de Dança que não estão no dossiê temático do periódico:

IV Multidimensionalidades: Esta sessão traz Artigos Científicos com temáticas distintas deste Periódico. A Sessão IV é pode ser composta por textos de pessoas que insiram seus textos para submissão;

  1. Os textos devem ser inéditos para publicação, redigidos levando-se em conta as normas para publicação de acordo com a ABNT (https://abnt.org.br/ - ABNT NBR 10520:2023, ISBN: 978-85-07-09733-4, segunda edição 19.07.2023)
  2. Sobre uso imagens ou fotos: Seguir as normas ABNT;
  3. Nenhuma forma de identificação autoral deve estar presente no documento, sendo solicitado ao autor que retire inclusive informações que o software porventura registre automaticamente;
  4. Sobre a formatação específica dos trabalhos em modalidade Artigo Científico Sessão I Angularidades e Sessão IV Multidimensionalidades: devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol;
  5. O Título e subtítulo (se houver) do trabalho devem ser feitos nos três idiomas referidos no item 7;
  6. O Resumo deve ser feito nos três idiomas referidos no item 7;
  7. O Resumo deve ter de 100 a 200 palavras e Palavras-chave (3 a 4, separadas por ponto e vírgula e em letra maiúscula). Estes mesmos quesitos devem estar nos outros idiomas;
  8. Quantidade de páginas: mínimo 14 e máximo 24 páginas (com todas as partes constituintes);
  9. Os textos devem estar formatados em arquivo do software Word e deverão ser digitados com fonte Arial, corpo 12, com espaçamento 1,5 cm:
  • a) sistema de citação recomendado: autor-data (NBR 10520/2002); citações literais: além da indicação do autor e ano da publicação, é indispensável indicar a(s) página(a) de onde foram retiradas;
  • b) As citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, em corpo 10, sem aspas e com recuo a quatro centímetros da margem esquerda;
  • c) Margens justificadas com parágrafos a 3 cm das margens esquerda e direita (padrão Office 2003 Default);
  • d) Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;
  • e) Itálico usado para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nesses casos;
  • f) Sublinhado usado apenas para URL (vídeos, sites, etc);
  • g) Fotos e figuras, como já instruído anteriormente no que concerne às regras da ABNT (indicação de como obter acesso no item 4) devem ser identificadas com algarismos arábicos e apresentadas no corpo do manuscrito, com resolução mínima de 300 dpi. Por questões de diagramação, expressões como “a foto acima/abaixo” não devem ser utilizadas. As tabelas devem ser editadas em preto e branco, com traços simples e de espessura 0,5 ponto (padrão Word).
  • h) As notas de rodapé devem ser apresentadas no fim de cada página e numeradas. Essas notas devem ser usadas preferentemente para notas explicativas, endereços, aditamentos ao texto, entre outros.
  • i) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT;
  • j) As referências no corpo do texto devem usar o sistema pessoa autora/data da seguinte forma: (Sobrenome da pessoa autora, ano) para citações indiretas e o sistema pessoa autora/data/página (Sobrenome da pessoa autora, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Santos, 2024) ou (Soares, 2010, p. 40). Diferentes títulos da mesma pessoa autora e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Martins, 2023a, p. 32);
  • k) Ao final do texto, as referências completas das obras citadas devem ser informadas após a palavra REFERÊNCIAS escrita em caixa alta e seguida de espaçamento duplo. As obras que necessitaram de uso de letra para diferenciação devem ser identificadas conforme o item (j).
  1. Resenhas: mínimo 3 e máximo 5 páginas; Traduções: mínimo 10 e máximo 20 páginas, Diário de Dança, Conferência, Voos, Entrevistas, Ensaios (mínimo de 5 e máximo de 15 páginas)
  2. Exemplos:

Livros: 

  • Livro com 01 autor: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

KATZ, Helena. Um Dois, Três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.

  • Livro com até 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

SEMOG, Ële; NASCIMENTO, Abdias. Abdias Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de janeiro: Pallas, 200        

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

PAIXAO, Maria de Lurdes Barros da; SANTOS, Maria Consuelo Oliveira. Entrelaçamentos entre filme - videodocumentário-dança-teatro: um diálogo entre a obra de Pina Bausch e a de Wim Wenders. In; MARTINS, Ernani Rosa (org). Comunicação e Inovação: impactos, experiências e contribuições em pesquisa. São Paulo: Editora Científica Digital, 2023. p. 45-71. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/entrelacamentos-entre-filme-video-documentario-danca-teatro-um-dialogo-entre-a-obra-de-pina-bausche-a-de-wim-wenders. Acesso em 10 de abril de 2024.

 

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Guimarães, Daniela. Algumas afinidades entre o vídeo e a improvisação cênica. Ivani Santana, org. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa e Programa das Artes em dança. Digital, 2 (1): [p. 74 a 97]. Salvador, Junho. 2015.

 

Teses e dissertações:

BARROSO, H. C. Dança Joaquim com Zabé, Luiz com Iaiá, dança Janjão com Raqué e eu com Sinhá: a espetacularização da festa e o caráter performativo do gênero nos festejos juninos. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/42336/1/2019_tese_hcbarroso.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.

SANTANA, Thiago da Silva. Ações corporais Labanianas traçando diferenças/semelhanças dos corpos múltiplos na dança. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Dança) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32121 . Acesso em: 16 de abril de 2023.

 

Documento eletrônico:

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