DANÇA E LIQUIDIDADE

um estudo sobre tempo e imanência na dança contemporânea

Autores

  • Thereza Cristina Rocha Cardoso UFC

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.8297

Palavras-chave:

Corpo, Espaço, Tempo, Liquididade, Imanência

Resumo

Tão disseminada quanto equivocada é a associação do ofício do bailarino à execução e não à criação. Se no momento da apresentação, é ele quem efetivamente dança a dança que ali se dança, pergunta-se se não seria sempre criação o que ele faz. Os regimes composicionais em dança contemporânea agravam esta discussão quando tentam assegurar ao próprio jogo coreográfico procedimentos que tornem inevitável a participação do bailarino como criador do (seu) ato de dançar. Diante desta problemática, o presente artigo procura estudar as interrelações entre corpo, espaço e tempo na dança contemporânea estabelecendo diálogo com a coreografia Tempo Líquido (2006), de Maurício de Oliveira e Maria Alice Poppe, a fim de pensar uma política do gesto dançado na passagem da fluidez do movimento à liquididade espaço-temporal. Identifica a categoria líquida que dá nome à coreografia à liquididade e não à fluidez por compreende-la como imanência do corpo ao tempo, este entendido desde sempre como espaço-tempo. Para tanto, vai buscar nas filosofias da imanência, notadamente a de Gilles Deleuze e Félix Guattari, o suporte teórico filosófico pertinente à revisão bibliográfica que realiza. Identifica a pausa como elemento de composição que possibilita à bailarina a gestão do espaço-tempo no momento da apresentação, responsável pelo caráter de criação franqueada à interpretação pelo jogo coreográfico. Ao tomar para si a administração do espaço-tempo, a intérprete age no fluxo e esta manobra apresenta-se como dispositivo ético-político do corpo de modo a manejar o curso da fluidez transformando-o em liquididade, aplicável a esta coreografia em particular e porque não a outras obras de dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Cristina Rocha Cardoso, UFC

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora de dança, dramaturgista e diretora de espetáculos. Professora do Programa de Pós-graduação em Artes e dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Cardoso, T. C. R. . (2013). DANÇA E LIQUIDIDADE: um estudo sobre tempo e imanência na dança contemporânea. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.8297

Edição

Seção

Artigos