PESQUISA EM DANÇA: PROCESSOS E TRAVESSIAS

Autores

  • Mônica Medeiros Ribeiro Universidade Federal de Minas Geraisl

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7184

Palavras-chave:

Pesquisa, Dança, Cultivo, Processo, Insterdisciplinaridade.

Resumo

O artigo aborda particularidades da pesquisa em arte/dança no âmbito acadêmico. Buscando encontrar afinidades eletivas à investigação artística, foi realizada uma revisão de literatura trabalhando-se com as noções de cultivo, processo e travessia. Nessa reflexão, a pesquisa é compreendida como processo de confluências e exercício do cultivo do ato de compreender. Problematiza-se a presença da pesquisa em arte/dança na universidade enfatizando antagonismos entre arte e escola e apresentando especificidades da área. A partir da imbricação teoria-prática, a dança, como pensamento-sentimento do corpo, constitui-se ela própria teoria. O corpo é abordado a partir de sua condição de espaço de entrecruzamentos impulsionando desejáveis ações inter e trandisciplinares de pesquisa em dança.

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Biografia do Autor

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Geraisl

Atriz e artista de dança. Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Neurociências e Comportamento Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e em Neuropsicologia Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Professora do Departamento de
Fotografia, Teatro e Cinema da Escola
de Belas Artes da UFMG. Membro do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas.

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Publicado

2013-08-12

Como Citar

Ribeiro, M. M. (2013). PESQUISA EM DANÇA: PROCESSOS E TRAVESSIAS. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7184

Edição

Seção

Fórum temático: “Pesquisa em Dança na Universidade”