CORPO, DANÇA E CONTEXTO: APONTAMENTOS SOBRE A TÉCNICA DA DANÇA EM ABORDAGENS PLENAS

Autores

  • Victor Hugo Neves de Oliveira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7177

Palavras-chave:

Corpo, Dança, Contexto, Técnica, Universidade

Resumo

Este artigo busca desenvolver apontamentos sobre as relações estabelecidas entre corpo, dança e contexto, associando e aproximando temáticas relacionadas à arte e à política a partir das experiências adquiridas e vivenciadas pelo autor no ensino superior de dança. Pretendemos analisar os fatores organizadores daquilo que concebemos como técnica da dança e redimensionar a discussão para as demandas de um corpo  pleno característico da cena contemporânea. Para tanto, elaboramos uma breve discussão sobre o lugar da técnica da dança não como processo normativo, mas como possibilidade de autodescoberta, relacionada não com a repetição gestual, mas com um devir experiencial que amplia as possibilidades da ação, do movimento, do corpo, da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, UFPB

Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Associado do NEPCênico/UFPB onde desenvolve pesquisas sobre Corpo, Ritual e Performance. Doutorando em Ciências Sociais (UERJ), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Dança (UFRJ).

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

Oliveira, V. H. N. de. (2013). CORPO, DANÇA E CONTEXTO: APONTAMENTOS SOBRE A TÉCNICA DA DANÇA EM ABORDAGENS PLENAS. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v2i1.7177

Edição

Seção

Artigos