UMA BIBLIOTECA DE DANÇA “MAIS NA CARNE”

histórias dissonantes das experiências com a dança para vidas presentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.47564

Resumo

Este artigo propõe discutir como os caminhos epistemológicos, artísticos e curatoriais do projeto Biblioteca de Dança, estreado em 2017 na Bahia, e a sua concepção de história da dança podem afetar positivamente a construção do conhecimento sobre a história da dança, bem como o seu ensino. Meu foco recai sobre as versões on-line – em livestreams, vídeos e podcasts – que o projeto explorou no contexto de distanciamento social. Farei uma relação desse projeto com o que Eleonora Fabião (2012) define como a busca por uma historiografia performativa, em que a experiência tem centralidade, que se articula com o conceito de experiência proposto e discutido por Jorge Larrosa (2018).

Palavras-chave: Biblioteca de dança; história; historiografia; experiência; educação.

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Biografia do Autor

Roberta Ramos Marques, UFPE

Doutora e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora doutora do curso de licenciatura em Dança da UFPE e colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes em rede) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Marques, R. R. . (2021). UMA BIBLIOTECA DE DANÇA “MAIS NA CARNE”: histórias dissonantes das experiências com a dança para vidas presentes. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 6(9), 74–98. https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v6i1.47564