DRAMATURGIA DA DANÇA: a inerência entre forma e sentido no movimento
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dana.v4i2.20894Resumo
Esse artigo, aqui apresentado no formato de carta, foi retirado da tese de doutorado defendida junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (PUCSP), em 2005, sob o título: Formas de Comunicação no Corpo – novas cartas sobre a Dança. A seleção, dessa carta em especial, se deve ao fato de ter sido escrita para Jean- Georges Noverre (1727-1809), notável mestre de balé que solucionou a questão da ex- pressividade na dança, presente nas pesquisas coreográficas de seu tempo. Noverre se destaca, entre outros mestres também ocupados com a mesma questão, por entender que técnica e expressividade coabitam a composição da ação dramática no corpo que dança. Ao estudar a inerência entre habilidade técnica e potencialidade expressiva do movimento, Noverre dedica sua investigação artística aos aspectos comunicacionais da dança, fato que resultou numa grande revolução nos entendimentos vigentes, eviden- ciada na proposição do seu Balé de Ação, onde a equação técnica-expressividade se efetiva. Seu posicionamento crítico e político desestabilizam as dramaturgias institucionais imple- mentadas pelo Balé de Corte e pela Ópera-Balé. Os entendimentos de corpo, treinamento, movimento, coreografia e cena ganham outros contornos a partir de Noverre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.