AS RELAÇÕES DE PODER: apontamentos para contribuir com uma reflexão no setor cultural

Autores

  • Dora Leão PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14665

Palavras-chave:

economia da cultura, corpomídia, dança, políticas públicas

Resumo

Este artigo é parte integrante da tese de doutorado “Uma fábrica de mentiras: a (in)comunicação da economia da dança”, por mim defendida em 2012 no Programa de Comunicação e Semiótica - PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Helena T. Katz. O texto a seguir, aborda o estado das coisas presente nas relações entre economia e cultura e a urgência em se tratar (e divulgar) a cultura como um setor produtivo embora  já existam algumas iniciativas voltadas para uma indispensável sistematização de dados. Ressalta, portanto, as relações de poder que estão imbricadas no atual modelo de financiamento à cultura no Brasil, pautado no sistema Leis de Incentivo à Cultura e seus editais e os possíveis efeitos que este modelo provoca na produção artística, principalmente na área da dança contemporânea.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dora Leão, PUC SP

Economista, gestora cultural e produtora cultural. Diretora da PLATÔproduções (SP). Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica/PUC-SP. Especialista em planejamento, produção e gerenciamento administrativo-financeiro de projetos artísticos-culturais e acadêmicos em dança, teatro e música. Coordena a produção de diversos projetos e núcleos artísticos independentes. Atua também na difusão de artistas, espetáculos e projetos nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Em 2007 recebeu o prêmio APCA de “produção em dança”.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Leão, D. (2016). AS RELAÇÕES DE PODER: apontamentos para contribuir com uma reflexão no setor cultural. DANÇA: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 4(6). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v4i1.14665

Edição

Seção

Artigos