A DANÇA QUE O JORNAL REPORTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DANÇA E JORNALISMO CULTURAL NO BRASIL

Autores

  • Andréia Vieira Abdelnur Camargo (USP) USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v3i2.11182

Palavras-chave:

dança, jornalismo cultural, historiografia da dança

Resumo

Este artigo discute as relações entre o jornalismo cultural e a dança, tendo em vista aprodução jornalística brasileira e suas implicações históricas. Um breve panorama sobreo percurso do jornalismo cultural no Brasil e no mundo estabelece o contexto de abordagens em torno dos procedimentos do discurso jornalístico sobre dança. A partir de uma perspectiva crítica acerca da crise pela qual esse jornalismo vem passando, nos últimos trinta anos, objetiva-se compreender seu papel na construção memorial e historiográfica da dança. Em sua função de registrar e difundir dados, tal jornalismo regula o que vai ser incluído ou excluído das pautas, determinando o que vai restar na história como marco contingente de seu tempo. Com base nas formulações de Daniel Piza (2004), Giorgio Agamben (2004) e Boaventura de Souza Santos (2006), este estudo problematiza as inclusões, exclusões, ausências e emergências produzidas no bojo do trabalho jornalístico. Nesse sentido, aponta-se como um olhar crítico ao discurso que se constrói sobre a dança, quando parâmetros regulatórios excludentes e massificados demarcam a atual fase do jornalismo cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Vieira Abdelnur Camargo (USP), USP

É atriz, bailarina, coreógrafa e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, nas disciplinas "Poéticas do Corpo e da Voz" e "Poéticas do Gesto e da Palavra". Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral pela Université de Paris 8, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em dança pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. É bailarina, coreógrafa e pesquisadora do Grupo Pró-Posição (Prêmio APCA 2013 pela pesquisa continuada em dança), ao lado de Janice Vieira. Desde 1999, é atriz e preparadora corporal e vocal do Grupo Katharsis (sob direção de Roberto Gill Camargo). Tem experiência na área de artes e comunicação, com ênfase em dança, teatro, poéticas da voz e estudos sobre o corpo.

Downloads

Publicado

2015-08-03

Como Citar

Camargo (USP), A. V. A. (2015). A DANÇA QUE O JORNAL REPORTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DANÇA E JORNALISMO CULTURAL NO BRASIL. Dança: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Dança, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v3i2.11182

Edição

Seção

Artigos