A DANÇA QUE O JORNAL REPORTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DANÇA E JORNALISMO CULTURAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-3777dança.v3i2.11182Palavras-chave:
dança, jornalismo cultural, historiografia da dançaResumo
Este artigo discute as relações entre o jornalismo cultural e a dança, tendo em vista aprodução jornalística brasileira e suas implicações históricas. Um breve panorama sobreo percurso do jornalismo cultural no Brasil e no mundo estabelece o contexto de abordagens em torno dos procedimentos do discurso jornalístico sobre dança. A partir de uma perspectiva crítica acerca da crise pela qual esse jornalismo vem passando, nos últimos trinta anos, objetiva-se compreender seu papel na construção memorial e historiográfica da dança. Em sua função de registrar e difundir dados, tal jornalismo regula o que vai ser incluído ou excluído das pautas, determinando o que vai restar na história como marco contingente de seu tempo. Com base nas formulações de Daniel Piza (2004), Giorgio Agamben (2004) e Boaventura de Souza Santos (2006), este estudo problematiza as inclusões, exclusões, ausências e emergências produzidas no bojo do trabalho jornalístico. Nesse sentido, aponta-se como um olhar crítico ao discurso que se constrói sobre a dança, quando parâmetros regulatórios excludentes e massificados demarcam a atual fase do jornalismo cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão do artigo, resenha, pensata ou ensaio, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança de http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.