Chamada/Dossiê Temático: Políticas para formação e produção em dança (pós)pandemia: perspectivas latino-americanas (CHAMADA FINALIZADA / PUBLICAÇÃO PREVISTA PARA DEZEMBRO/2023)

2023-04-19

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A chamada deste dossiê temático para a edição número 11 da Revista Dança, periodico acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDanca/UFBA), surge em decorrência das discussões realizadas em duas edições dos Webinários Políticas para a Dança e os impactos da pandemia: perspectivas latino-americanas (2020 e 2022), organizados pelo grupo de pesquisa PROCEDA (Políticas, Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança – CNPq).

Nos últimos dez anos, estudos realizados no campo da Arte/Dança, no Brasil, apontam a fragilidade da informalidade no seu campo de trabalho, bem como têm indicado prejuízos para a área com a descontinuidade das políticas educacionais e culturais para as linguagens artísticas, principalmente no período de 2016 a 2022.

Com o advento da pandemia, esse cenário complexificou-se nas distintas realidades dos países sul-americanos, evidenciando ainda mais as desigualdades sociais e econômicas na busca pela sobrevivência ao vírus e na garantia dos direitos das pessoas.

No campo da formação em dança, ficou evidente o descompasso das políticas educacionais, com uma súbita e frágil transformação nos modos e condições para a aprendizagem, de presencial para remota, atrelada à falta de democratização do acesso à Internet e aos dispositivos digitais. Por outro lado, no campo da produção artística, surgiram muitos questionamentos sobre a criação e fruição em dança no ambiente digital e, principalmente, foi notória a lentidão na estruturação de ações das políticas públicas para as artes, o que levou a um aprofundamento da precarização do trabalho do artista da dança em nossa sociedade.

Diante de um cenário tão desafiante, precisamos nos indagar o que e como estamos fazendo para que outros devires possam surgir em nossas ações políticas, éticas, estéticas e artístico-educativas em dança. As reflexões sobre as experiências coletivas e individuais geradas na/pela e (pós)pandemia, podem apontar para outros modos de subjetivação, que sejam balizados pela diferença, justiça social e direitos de todas as pessoas, implicando em necessárias reconfigurações nas políticas e nas formas de organização social para a formação e produção em dança.

A partir dessa contextualização, a submissão para esta chamada foca nas implicações (pós)pandêmicas na dança latino-americana, e pode ser direcionadaaos seguintes eixos:

- Políticas para a dança na formação no Ensino Superior;
- As políticas educacionais e o ensino da dança na Educação Básica;
- Implicações da pandemia nos processos de aprendizagem em dança;
- Produção, criação e fruição em danças nas mídias digitais;
- Políticas culturais e a precarização do trabalho em dança;
- As leis emergenciais e os impactos gerados na produção em dança;
- Políticas e outros arranjos nas formas de organização social para a dança.

Nesse sentido, a Revista Dança aceita submissões de artigos, resenhas críticas, traduções e entrevistas, em português e/ou espanhol, até o dia 29 de maio de 2023, para textos relacionados a este Dossiê. Esperamos receber colaborações de textos autorais e inéditos. No momento da submissão, identificar no texto “Dossiê Temático: Políticas para formação e produção em dança (pós)pandemia: perspectivas latino-americanas.”

Profas. Dras. Lúcia Matos (UFBA) e Adriana Gehres (UPE) (editoras convidadas)