Administração do Desenvolvimento em Reginaldo Souza Santos
para qualquer nível de renda cabe uma política de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.9771/rebap.v0i1.56387Palabras clave:
administração do desenvolvimento, decolonialidade, pensamento reginaldianoResumen
A partir de uma abordagem decolonial busca-se apontar as contribuições de Reginaldo Souza Santos para o campo da Administração do Desenvolvimento (AD), evidenciando a sua tese de que após quase três séculos de avanços nas forças produtivas e no acúmulo de capital e do conhecimento, seria necessário uma inversão na lógica dominante do pensamento econômico sobre dinâmicas dominantes de desenvolvimento: deve haver distribuição de riqueza entre os extratos sociais “qualquer que seja o nível de renda (PQNR). Para tanto, retoma à história da AD na perspectiva do Sul Global para contextualizar o pensamento desse intelectual e pesquisador baiano não-branco que dedicou um longo período da sua vida em compreender processos de desenvolvimento da sociedade brasileira, no âmbito do pensamento crítico. O estudo nos revela que a proposta do PQNR sugerida por R. Santos centra-se em base teórico-metodológica de contraposição ao pensamento dominante do Norte Global.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


