OS CONSELHOS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DIANTE DO ATO DE CONTROLAR AS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES (BA) ENTRE OS ANOS 2010-2011

Autores/as

  • EDINEI GONÇALVES DE ARAÚJO
  • IVO PEDRO GONZÁLEZ JÚNIOR

Resumen

Este trabalho aborda os níveis de capacitação e apoio que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) possui para executar suas atribuições pertinentes ao Controle Social nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Castro Alves (BA); visando à mobilização do Conselho e da sociedade local na criação de  artifícios que proporcionem qualidade na fiscalização e no controle dos serviços públicos de saúde. O tema proposto tem relevância no sentido de motivar a criação de políticas públicas que valorizem o Controle Social nos serviços públicos municipais. Este estudo propõe-se a desencadear, na administração pública, a participação popular nas ações de saúde nos municípios. Com isso, a Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) recebe o fortalecimento e a ênfase de promover o bem-estar social. Constatou-se que os níveis de capacitação e de apoio que o CMS possui para executar suas atribuições pertinentes ao Controle Social nas ações do SUS, no município de Castro Alves (BA), são considerados  insatisfatórios para manter o bom funcionamento do referido Conselho.
Palavras-chave: Controle social. Conselho Municipal de Saúde. Sistema Único
de Saúde. Participação popular. Gestão pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

EDINEI GONÇALVES DE ARAÚJO

Especialista, Faculdade Adventista da Bahia.

IVO PEDRO GONZÁLEZ JÚNIOR

Mestre em Administração e doutorando da Universidade Federal da Bahia

Publicado

2016-01-26

Cómo citar

DE ARAÚJO, E. G.; JÚNIOR, I. P. G. OS CONSELHOS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DIANTE DO ATO DE CONTROLAR AS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES (BA) ENTRE OS ANOS 2010-2011. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 187, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15597. Acesso em: 8 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos