A AMÉRICA LATINA NA ENCRUZILHADA

Autores/as

  • THEOTONIO DOS SANTOS

Resumen

Após uma extensa dominação ideológica, política e econômica na América Latina, cujos efeitos sociais foram danosos, o   neoliberalismo entrou em descrédito. Mas ainda se encontra resistindo em espaços nacionais e locais, dependendo de que evoluam e ganhem consistência os movimentos por sua superação definitiva. Variados problemas, em grande medida decorrentes de sua própria ação, dentre eles o crescimento da dívida pública, dificulta essa superação. É nesse contexto que a América Latina tem conhecido iniciativas políticas e econômicas, dentre elas a Unasul e o Mercosul, além de projetos populares em importantes governos, que abrem novas perspectivas. Um balanço dessas iniciativas, feito neste artigo, aponta para boas expectativas, mas
também indica os esforços que ainda são necessários às forças transformadoras para saírem da encruzilhada em direção a um futuro diferente. Mudança radical no plano intelectual, elevação da consciência política, movimentos democráticos e o fortalecimento
das instituições que embasam a democracia são alguns desses esforços necessários.

Palavras-chave: Democracia. América Latina. Crise. Governo Popular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

THEOTONIO DOS SANTOS

Professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), presidente da Cátedra da Unesco e da Universidade das Nações Unidas (UNU/ONU) sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen).

Publicado

2016-01-26

Cómo citar

DOS SANTOS, T. A AMÉRICA LATINA NA ENCRUZILHADA. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 15, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15591. Acesso em: 5 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos