OS CONSELHOS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DIANTE DO ATO DE CONTROLAR AS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES (BA) ENTRE OS ANOS 2010-2011

Autores

  • EDINEI GONÇALVES DE ARAÚJO
  • IVO PEDRO GONZÁLEZ JÚNIOR

Resumo

Este trabalho aborda os níveis de capacitação e apoio que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) possui para executar suas atribuições pertinentes ao Controle Social nas ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Castro Alves (BA); visando à mobilização do Conselho e da sociedade local na criação de  artifícios que proporcionem qualidade na fiscalização e no controle dos serviços públicos de saúde. O tema proposto tem relevância no sentido de motivar a criação de políticas públicas que valorizem o Controle Social nos serviços públicos municipais. Este estudo propõe-se a desencadear, na administração pública, a participação popular nas ações de saúde nos municípios. Com isso, a Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) recebe o fortalecimento e a ênfase de promover o bem-estar social. Constatou-se que os níveis de capacitação e de apoio que o CMS possui para executar suas atribuições pertinentes ao Controle Social nas ações do SUS, no município de Castro Alves (BA), são considerados  insatisfatórios para manter o bom funcionamento do referido Conselho.
Palavras-chave: Controle social. Conselho Municipal de Saúde. Sistema Único
de Saúde. Participação popular. Gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDINEI GONÇALVES DE ARAÚJO

Especialista, Faculdade Adventista da Bahia.

IVO PEDRO GONZÁLEZ JÚNIOR

Mestre em Administração e doutorando da Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2016-01-26

Como Citar

DE ARAÚJO, E. G.; JÚNIOR, I. P. G. OS CONSELHOS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DIANTE DO ATO DE CONTROLAR AS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO MUNICÍPIO DE CASTRO ALVES (BA) ENTRE OS ANOS 2010-2011. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 187, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15597. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos