A AMÉRICA LATINA NA ENCRUZILHADA
Resumo
Após uma extensa dominação ideológica, política e econômica na América Latina, cujos efeitos sociais foram danosos, o neoliberalismo entrou em descrédito. Mas ainda se encontra resistindo em espaços nacionais e locais, dependendo de que evoluam e ganhem consistência os movimentos por sua superação definitiva. Variados problemas, em grande medida decorrentes de sua própria ação, dentre eles o crescimento da dívida pública, dificulta essa superação. É nesse contexto que a América Latina tem conhecido iniciativas políticas e econômicas, dentre elas a Unasul e o Mercosul, além de projetos populares em importantes governos, que abrem novas perspectivas. Um balanço dessas iniciativas, feito neste artigo, aponta para boas expectativas, mas
também indica os esforços que ainda são necessários às forças transformadoras para saírem da encruzilhada em direção a um futuro diferente. Mudança radical no plano intelectual, elevação da consciência política, movimentos democráticos e o fortalecimento
das instituições que embasam a democracia são alguns desses esforços necessários.
Palavras-chave: Democracia. América Latina. Crise. Governo Popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


