Uma análise da produção científica da área de contabilidade governamental nos periódicos que utilizam o SEER e o SciELO

Autores

  • Fabia Jaiany Viana de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauricio Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aneide Oliveira Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i2.6268

Palavras-chave:

Contabilidade Governamental. Produção Científica. Estudo Bibliométrico.

Resumo

Os estudos bibliométricos, inicialmente, eram voltados para a medida da quantidade de edições e exemplares de livros, bem como sua quantidade de palavras, depois expandiu para outros formatos, como artigos de periódicos e outros tipos de documentos e a produtividade de autores e o estudo de citações. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está atualmente a situação da produção científica da contabilidade aplicada ao setor público nos periódicos que utilizam o SEER e o SciELO. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Os resultados revelaram que nas 564 edições analisadas foram encontrados 152 artigos relacionados com a contabilidade governamental. Os periódicos que mais publicaram dos consultados foram: Contabilidade, Gestão e Governança com 19 artigos, Revista de Administração Pública com 17, Revista Universo Contábil com 11 e Enfoque: Reflexão Contábil com 10 publicações. Houve o predomínio de autores professores do sexo masculino, com titulação de doutor que mais publicaram. A Universidade de São Paulo (USP) seguida da Universidade de Brasília (UnB) foram as instituições que apresentaram o maior número de autores com artigos publicados. Quanto às referências, foram mais utilizadas as brasileiras e que os periódicos que apresentam o maior número de referências estrangeiras em seus artigos são as que possuem melhor classificação no Qualis da CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabia Jaiany Viana de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN.

Mauricio Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB, UFPE e UFRN. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN.

Aneide Oliveira Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis pela USP. Professora do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Viana de Souza, F. J., da Silva, M. C., & Araújo, A. O. (2013). Uma análise da produção científica da área de contabilidade governamental nos periódicos que utilizam o SEER e o SciELO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(2), 22–37. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i2.6268

Edição

Seção

Artigos