MECANISMOS MITIGADORES DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.57156

Palavras-chave:

parcerias público-privadas; custos de transação; mecanismos mitigadores.

Resumo

Sabendo-se da limitação financeira e orçamentária que enfrenta o setor público, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) apresentam-se como uma alternativa viável para o financiamento de serviços públicos. Contudo, é preciso encontrar mecanismos capazes de mitigar os custos de transação para tais parcerias. A partir deste gap de pesquisa, objetivou-se, neste estudo, compreender quais dos mecanismos capazes de mitigar os custos de transação são utilizados/previstos nos contratos ativos de PPPs brasileiras de iluminação pública (IP). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar quais eram os mecanismos capazes de mitigar tais custos nas PPPs. Os resultados demonstraram a existência de 45 mecanismos mitigadores dos custos de transação, partindo da classificação dos pressupostos comportamentais e das dimensões da transação apontadas na Teoria da Economia dos Custos de Transação: oportunismo, racionalidade limitada, incerteza, frequência e especificidade dos ativos. Com essa listagem, especialistas validaram os mecanismos quanto à capacidade de mitigação e à viabilidade destes para o contexto brasileiro das PPPs de IP. A partir da validação, constatou-se que 23 mecanismos eram capazes de mitigar os custos de transação e demonstraram ser viáveis ao contexto brasileiro, sendo que, destes, dez mostraram-se passíveis de serem examinados nos contratos ativos das PPPs brasileiras de IP. Construiu-se, então, um checklist com esses mecanismos que, posteriormente, foram analisados em 21 contratos. Entende-se que os resultados desta pesquisa contribuem teoricamente ao listar os mecanismos mitigadores e colaboram com os gestores públicos na maximização da eficiência da prestação de serviços públicos, particularmente, das PPPs de IP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GIANA RITA SLONGO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Servidora Pública do IPE Saúde - Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul - lotada na Gerência de Contabilidade.

ANGELA ROZANE LEAL DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Atualmente é professora, com dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Brasil) atuando como docente na Graduação em Ciências Contábeis e na pós-graduação em Agronegócios da UFRGS e no PPGCONT-UFRGS Mestrado Acadêmico em Controladoria e Contabilidade. Tem experiência na área contábil, financeira e de custos, desde 1991, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade e custos. Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014); Mestrado em Ciências Contábeis na UNISINOS (concluído em 2007). Especialização em Controladoria de Gestão pela UFRGS (2003) e em Administração de Recursos Humanos pela FDRH (1993). Graduação em Ciências Contábeis (1990).

MARCO ANTÔNIO DOS SANTOS MARTINS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Administração pela UFRGS com ênfase em finanças, Mestrado em Economia pela UFRGS, sendo graduado em Ciências Contábeis pela Faculdae de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu (1988). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Perícia e Finanças Corporativas, Gestão de Riscos e Derivativos, Mercado de Capitais e Governança Corporativa.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Slongo, G. R. ., LEAL DE SOUZA, A. R., & dos Santos Martins, M. A. . (2024). MECANISMOS MITIGADORES DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO EM PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS BRASILEIRAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2324. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.57156