Contribuições da Semiótica do Discurso para os Estudos de Identidade Organizacional: o Instagram da Perini em Análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.54214

Palavras-chave:

Análise Semiótica do Discurso, Identidade Organizacional, Instagram, Percurso Gerativo de Sentido

Resumo

Este artigo discute as contribuições teórico-metodológicas que a Análise Semiótica do Discurso (Greimás, 1973) pode proporcionar aos estudos de identidade organizacional (IO). A coleta dos dados ocorreu entre os meses de junho e agosto de 2018, através da análise documental das peças publicadas na rede social Instagram, da Delicatessen e Padaria Perini. A pesquisa revelou que a Semiótica Discursiva permite a identificação da IO de uma organização, com base nos elementos que compõem o Percurso Gerativo de Sentido. Os aspectos da IO se fazem presentes tanto por chamar a atenção como característica dominante nos níveis do percurso, revelando aquilo que é positivo (eufórico) ou como a organização se percebe; quanto pelos seus contrários, demonstrando aquilo que é negativo (disfórico) e que os membros da organização reforçam como não pertencentes à organização e contrários à sua identidade organizacional. Esses elementos positivos, que fortalecem a IO, foram identificados em todos os níveis do percurso: fundamental, narrativo e discursivo. Adicionalmente, com base nos achados encontrados durante as análises, foram elencados os resultados dessa investigação e inferidas as características da identidade organizacional da Perini. Destarte, pode-se afirmar que a Análise Semiótica do Discurso se revela um importante método para os estudos da identidade organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiara Almeida, Universidade salvador

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007), Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Mestre em Administração pela Universidade Salvador (2018). Atualmente, é Assessora de Comunicação do Hospital Ana Nery, Membro da Comissão de Humanização do Hospital Ana Nery, Membro do Núcleo de Gestão em Trabalho, Educação e Saúde do Hospital Ana Nery e membro do Núcleo de Estudos Avançados de Comunicação Empresarial (NAVE) da UNIFACS, no qual desenvolve pesquisa na área de Análise do Discurso, com foco na Semiótica Discursiva

Vanessa Rodriguez, Universidade salvador

Doutora em ciências de la información pela Universidade del Pais Vasco (Espanha) (1991), Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981) e graduação em Publicidade e propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977). Atualmente leciona Comunicação nas Organizações do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs? Universidade Salvador (Bahia), do qual é professora permanente. Professora do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da Unifacs. Também ministra a disciplina Arte, Cultura e Estética nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo (graduação) da UNIFACS. Líder e pesquisadora do NAVE (Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial) da Unifacs.

Cynthia Vieira, Universidade salvador

Possui graduação em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (1996), com especialização em Psicologia Organizacional, Política e Estratégia pela UNIFACS (2002). Possui Especialização Acadêmica em Administração pela Universidade Salvador (2017) e Mestrado em Administração pela Universidade Salvador (2022). Atua como Professora no Curso de Administração da UNIFACS

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

Silva, L., Almeida, T., Rodriguez, V., & Vieira, C. (2024). Contribuições da Semiótica do Discurso para os Estudos de Identidade Organizacional: o Instagram da Perini em Análise. Revista De Contabilidade Da UFBA, 18(1), e2402. https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.54214