Contribuições da Semiótica do Discurso para os Estudos de Identidade Organizacional: o Instagram da Perini em Análise
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.54214Palavras-chave:
Análise Semiótica do Discurso, Identidade Organizacional, Instagram, Percurso Gerativo de SentidoResumo
Este artigo discute as contribuições teórico-metodológicas que a Análise Semiótica do Discurso (Greimás, 1973) pode proporcionar aos estudos de identidade organizacional (IO). A coleta dos dados ocorreu entre os meses de junho e agosto de 2018, através da análise documental das peças publicadas na rede social Instagram, da Delicatessen e Padaria Perini. A pesquisa revelou que a Semiótica Discursiva permite a identificação da IO de uma organização, com base nos elementos que compõem o Percurso Gerativo de Sentido. Os aspectos da IO se fazem presentes tanto por chamar a atenção como característica dominante nos níveis do percurso, revelando aquilo que é positivo (eufórico) ou como a organização se percebe; quanto pelos seus contrários, demonstrando aquilo que é negativo (disfórico) e que os membros da organização reforçam como não pertencentes à organização e contrários à sua identidade organizacional. Esses elementos positivos, que fortalecem a IO, foram identificados em todos os níveis do percurso: fundamental, narrativo e discursivo. Adicionalmente, com base nos achados encontrados durante as análises, foram elencados os resultados dessa investigação e inferidas as características da identidade organizacional da Perini. Destarte, pode-se afirmar que a Análise Semiótica do Discurso se revela um importante método para os estudos da identidade organizacional.
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