AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53697

Palavras-chave:

Autorregulação na aprendizagem, Ensino remoto, Pandemia da COVID-19

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizadas por discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, foi adoto um survey, aplicando-se um questionário estruturado dividido em três blocos, o primeiro é composto por sete questões acerca do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes, já o segundo bloco, refere-se as dez estratégias de autorregulação do modelo proposto por Zimmerman e Pons (1986), e por fim, quatro perguntas analisando as vantagens e desvantagens do ensino remoto. Como técnica de análise, adotou-se a estatística descritiva para o bloco um e dois do questionário, já o bloco três, foi realizado uma codificação aberta no software ATLAS.ti®. Em síntese, os resultados evidenciam que em relação aos fatores determinantes da aprendizagem durante o ensino remoto, os mais indicados pelos discentes são: a) os esforços próprios para compreender; b) os professores e; c) trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levy Ruanderson Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Ciências Contábeis no Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). MBA em Gestão Financeira e Controladoria (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pela Centro Universitário Facex (2017) e Cursando Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). 

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) .

Sabrina Paulino de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Keliane de Melo Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Camilla Araújo Amaral Duarte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pós-graduanda em Contabilidade e Planejamento Tributário pela UFERSA. MBA em Gestão Financeira e Controladoria (modalidade Ead) em andamento.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Ruanderson Ferreira da Silva, L., Meireles de Souza, J. ., Paulino de Oliveira, S., de Melo Ramalho, K. ., & Araújo Amaral Duarte, C. (2023). AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 . Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2304. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53697