Avaliação do impacto da divulgação de fatos relevantes no caso Kroton e Estácio de Sá: um estudo de eventos
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.47454Palavras-chave:
Combinação de Negócios, Fatos Relevantes, Estudo de EventosResumo
O objetivo do estudo foi identificar os efeitos provocados no preço das ações das instituições educacionais brasileiras Kroton e Estácio de Sá em função da divulgação de fatos relevantes acerca de uma potencial combinação de negócios. O CADE reprovou a operação em 28/06/2017, mais de um ano após a divulgação do primeiro fato relevante que havia ocorrido em 02/06/2016. Por meio de um Estudo de Eventos, foram calculados e analisados os retornos anormais das ações das instituições nos dois momentos supracitados. No geral, os resultados demonstraram um efeito positivo, mas pontual, de aproximadamente 33% no momento na janela de eventos do Evento I, essa janela gerou Retorno Anormal Acumulado em 32% para o Modelo de Ajuste ao Mercado e em 51% para o Ajustado ao Risco e Mercado. No Evento II, o efeito positivo foi de 5%, não sendo suficiente para manter um resultado positivo na acumulação dos retornos dentro da janela. Destaca-se a demora no parecer final do CADE que pode ter influenciado e ser uma explicação do comportamento dos preços dos ativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.