INSTRUMENTOS FINANCEIROS E ÍNDICES CONTÁBEIS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17227Palavras-chave:
Instrumentos Financeiros, Acordos de Recompra, Contabilidade SocietáriaResumo
A prescrição para contabilização de operações compromissadas produz uma duplicação do ativo, embora o patrimônio permaneça o mesmo, consequentemente os índices contábeis que derivam do ativo podem estar distorcidos. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar, estatisticamente, os possíveis impactos das operações compromissadas sobre índices contábeis em instituições financeiras. Para as instituições financeiras em estudo foram calculados índices contábeis incluindo as operações compromissadas no valor do ativo e posteriormente, excluindo-as do ativo dos balanços semestrais referentes aos exercícios de 2009 a 2013. Os resultados dos testes revelaram a existência de impacto em apenas um índice calculado. Assim, a partir do presente estudo foi possível concluir que a forma de contabilização das operações compromissadas não mostrou-se capaz de provocar mudanças significativas em índices contábeis das instituições financeiras analisadas. Não significa, porém, que não possa ocorrer impactos nos índices, dependendo, para isso, do volume das operações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-04
Como Citar
Salgado, S. de R., Serrano, A. L. M., Wilbert, M. D., Araujo Neto, L. M. de, & Peña, C. R. (2017). INSTRUMENTOS FINANCEIROS E ÍNDICES CONTÁBEIS EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 74–91. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17227
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.